MARCOS RONCHETTI | Prefeito de Canoas por dois mandatos, deixou como legado a construção do HPSC

Foto: Arquivo/ Câmara Municipal de Canoas

Da redação | Marcos Antônio Ronchetti, 62 anos, lutava contra um câncer no cérebro desde 2001, quando tornou-se prefeito de Canoas pela primeira vez pelo PSDB, sendo reeleito pelo mesmo partido em 2004. Nessa época, já havia sido vereador por dois mandatos, em 1992 pelo PDT e 1996 pelo PSDB. Pela sigla tucana, após deixar o Executivo, voltou para a Câmara em 2012, dessa vez pelo PSDB – trocou no fim do mandato para o PDT. Dois anos antes, se candidatou a deputado federal, não sendo eleito.

De 2001 para cá, Ronchetti teve que lutar contra a doença, precisando ser internado várias vezes, inclusive nos Estados Unidos. Devido a complicações de saúde, deu entrada no último sábado (06) no Complexo Hospitalar Santa Casa, em Porto Alegre, internado em coma. A família estava reunida no local, quando ele faleceu, de forma serena, por volta de 14h20 desta quinta-feira (11).

Entre as marcas de sua gestão, está a construção do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), cuja inauguração ocorreu em 17 de dezembro de 2015. Inclusive, nessa quinta-feira, o atual prefeito, Luiz Carlos Busato (PTB), assinaria a ordem de serviço para a reforma do HPSC, mas agenda foi cancelada em razão da morte de Ronchetti. A carreira política do ex-prefeito de Canoas, natural de Relvado, no Vale do Taquari, também foi conturbada.

Em março de 2008, o Ministério Público Federal (MPF) determinou o bloqueio de bens de Ronchetti, entre contas bancárias, imóveis e veículos, em decorrência de investigação sobre desvios de verbas da merenda escolar. Uma organização criminosa integrada por agentes públicos e empresários teria superfaturado e fraudado contratos da alimentação escolar, resultando em prejuízos próximos de R$ 5 milhões. Além de denunciado pelo MPF por crimes contra a administração pública, em outubro de 2010, foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a devolver R$ 4 milhões aos cofres públicos.

A Prefeitura de Canoas decretou luto oficial devido ao falecimento do ex-prefeito. O velório ocorre na Câmara de Vereadores, às 22h. O sepultamento será realizado no Cemitério São Vicente. Separado, ele deixa três filhos: Marcela, Marcos Filho e Mateus.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!