Foto: Prefeitura de Canoas/Divulgação
Da redação* | Bancos quebrados, abrigos pichados e depredados: essa era a realidade de alguns dos pontos de ônibus do sistema de transporte coletivo de Canoas. Desde o início de 2019, a Ativa Multicanal, empresa que possui contrato com a Prefeitura para a restauração dos abrigos em troca de exploração publicitária, recuperou 163 pontos de parada dos coletivos, totalizando 274 módulos espalhados em toda a cidade, uma média de 40 pontos de ônibus que recebem manutenção por mês.
Mesmo que essa parceria não envolva custos para os cofres públicos, pois os valores são desembolsados por anunciantes, o secretário de Transportes e Mobilidade, Ademir Zanetti, destaca que esses valores poderiam ser arrecadados de outras formas para o município, caso esses reparos não fossem tão frequentes. “Muitas pessoas não possuem a consciência de cuidar do patrimônio público. Os abrigos nos pontos de ônibus são mobiliários urbanos de grande importância para a população, principalmente nos dias de chuva ou de calor extremo. Cuidar desses equipamentos é garantir mais conforto para quem depende do transporte coletivo na cidade”, ressalta Zanetti.
Dentre os serviços realizados pela Ativa, os principais são a limpeza dos abrigos, com a retirada de cartazes colados e remoção de pichações, conserto de proteções descoladas, parafusagem dos bancos, bem como a troca e reposição de alguns objetos, além da pintura das estruturas.
A população pode auxiliar no cuidado com esses equipamentos denunciando depredações, vandalismos e informando quais pontos necessitam de reparos através dos telefones (51) 3425.7637 / 7643 ou pelo e-mail ae.smtm@canoas.rs.gov.br.
*Com informações da Prefeitura de Canoas