CANOAS | Programa aumenta nĂșmero de atendimentos no Gracinha

Foto: Vinícius Thormann/ Divulgação

Da redação | O nĂșmero de pacientes que recebem atendimento atravĂ©s do SUS no  Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) vem crescendo nos Ășltimos meses. O saldo positivo de procedimentos na instituição se deu graças a um projeto da Secretaria da SaĂșde de Canoas (SMS). AtravĂ©s do Programa de Incentivo Ă  Qualificação da Atenção Hospitalar em SaĂșde e de um novo Plano Operativo, o HNSG, com fiscalização do MunicĂ­pio, estĂĄ atendendo mais pacientes e recebendo melhores recursos.

A intenção do projeto era fazer com que o hospital atenda mais pacientes e, na medida em que produz mais procedimentos, receba maiores recursos financeiros. Para executar esse plano, a Secretaria da SaĂșde de Canoas acompanha todos os meses o nĂșmero de cirurgias, exames, procedimentos laboratoriais e consultas realizados no local e, quando o HNSG bate a meta, recebe os valores. Junto do novo programa, o hospital, que Ă© privado, tambĂ©m trocou de gestĂŁo. Hoje, ele Ă© administrado pela Associação Beneficente SĂŁo Miguel.

Os primeiros meses da iniciativa se mostraram positivos. O total de procedimentos ambulatoriais passaram de 9.796, em março, para 13.680, em junho. JĂĄ as consultas na EmergĂȘncia do HNSG, que em abril eram 1.961, foram para 2.131, em junho. Esses nĂșmeros ainda devem crescer nos prĂłximos meses, dando maior fluxo Ă  fila de atendimentos.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, elogiou o crescimento dos nĂșmeros de atendimentos no HNSG. “A Prefeitura de Canoas teve sempre uma preocupação muito especial com o Nossa Senhora das Graças. Fizemos tudo aquilo que estava dentro da lei para garantir que hospital nĂŁo falisse e fechasse as portas. Essa Ă© uma atenção que sempre tivemos, e que a atual gestĂŁo do Gracinha compactua”, disse.

Mais qualidade nos atendimentos

O Programa de Incentivo Ă  Qualificação da Atenção Hospitalar em SaĂșde tem complementado o custeio de todos os serviços e materiais de consumo necessĂĄrios Ă  atenção integral ao usuĂĄrio do SUS, como por exemplo: os medicamentos; honorĂĄrios profissionais e gastos com pessoal; insumos hospitalares; exames complementares e serviços de apoio diagnĂłstico e terapĂȘutico (SADT); Ăłrteses, prĂłteses e materiais (OPM); hemoderivados; uso de equipamentos e instalaçÔes necessĂĄrias ao atendimento.

Os valores serão repassados  mensalmente, de acordo com a comprovação dos serviços prestados. O valor måximo a ser repassado, anualmente, terå o teto de R$ 15,4 milhÔes.

*InformaçÔes da Secretaria das RelaçÔes Institucionais e Comunicação

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!