Foto: Governo do RS/Divulgação

O governo do Estado assinou nesta sexta-feira (9), com a Prefeitura de São Leopoldo, um acordo para agilizar a abertura da Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul. A obra concluída em 2019 teve a inauguração adiada por conta de um impasse na obra da rede de esgoto.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Como o presídio está próximo da divisa entre Sapucaia do Sul e São Leopoldo, a prefeitura da cidade vizinha, precisava autorizar a obra do esgoto. Em contrapartida, o município fez exigências. Por isso, o Hospital Centenário passará, a partir de fevereiro, a contar com um incremento mensal de R$ 500 mil nos recursos oriundos do Estado. Com isso, o Executivo Municipal assinou um termo de anuência, garantindo o abastecimento de água e rede de esgoto ao Presídio Estadual de Sapucaia do Sul.

“Nos últimos meses fizemos uma série de obras e reformas na Casa de Saúde. Com este valor que virá, não é a solução definitiva, mas simboliza um grande avanço na busca de recursos justos ao nosso hospital e a nossa população. Agradecemos ao Governador Leite e ao Vice Ranolfo, estamos sendo parceiros na viabilização do presídio com abastecimento de água e da questão do esgoto. Celebramos esse aporte financeiro de mais 500 mil mensais pelo Governo do Estado como uma conquista muito importante”, comemora o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi.

A nova penitenciária que terá 600 vagas deverá ser inaugurada em março. Ela é considerada uma alternativa para evitar que presos da Região Metropolitana sejam mantidos sob custódia em delegacias ou viaturas.

A construção da Penitenciária de Sapucaia do Sul foi realizada por causa de uma permuta. O governo do Estado cedeu terrenos à empresa responsável, em troca da construção. O principal é o do antigo ginásio da Brigada Militar, na esquina da Rua Silva Só com a Avenida Ipiranga, em Porto Alegre. Foram incluídos também terrenos do Instituto de Previdência do Estado (IPE). O valor total das áreas entregues é de R$ 44,3 milhões.