Erro permitia que consumidor pagasse mais por combustĂ­vel do que o abastecido

Operação Combustível Legal foi deflagrada para coibir fraudes em bombas de combustíveis

A PolĂ­cia Civil deflagrou a Operação CombustĂ­vel Legal para coibir fraudes em bombas de combustĂ­veis entre os dias 03 e 05 de fevereiro. A ação foi realizada em conjunto com o Inmetro. Segundo o delegado Joel Wagner, a fiscalização foi realizada nas cidades de Passo Fundo, GetĂșlio Vargas e Caxias do Sul.

Em Passo Fundo, o Inmetro constatou que a verificação volumétrica estava correta, porém os policiais civis verificaram indícios de que o lacre que då acesso à regulagem da vazão de combustível nos bicos estaria violado (frouxo), permitindo o acesso ao mecanismo que regula a quantidade de vazão de combustível. Por essa razão, o instrumento foi interditado e o estabelecimento comercial submetido a sançÔes administrativas.

Durante a manhĂŁ dessa quarta-feira (05), os policiais civis fiscalizaram um posto de combustĂ­veis no bairro SĂŁo Pelegrino, em Caxias do Sul, onde Inmetro verificou 16 bicos de abastecimento, sendo constatado que oito destes bicos apresentavam erros acima do permitido.

A pråtica ocasionava a entrega de menos combustível do que o comercializado pelo posto, resultando em prejuízo ao consumidor. As bombas consideradas irregulares foram interditadas pelo Inmetro até o saneamento das irregularidades detectadas.

“A fraude em bombas de combustĂ­veis significa que o consumidor estĂĄ pagando por uma quantidade do produto maior do que a que realmente foi colocada em seu veĂ­culo. Dessa forma, a Operação permite que o consumidor adquira combustĂ­vel de qualidade e que seja compatĂ­vel com todas as normas previstas em lei”, concluiu Wagner.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!