Em Canoas, Jairo Jorge pode ficar inelegĂ­vel

Recurso de Jairo sobre contas de seu governo rejeitadas teria sido registrado fora do prazo, segundo TCE

O ex-prefeito de Canoas e pré-candidato à reeleição, Jairo Jorge (PSD), teve recurso considerado fora do prazo pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O instrumento recusado estå relacionado ao julgamento das contas do governo de Jairo referentes ao ano de 2016. O prazo final para interposição do recurso se encerrou em 3 de fevereiro de 2020.

Quer mandar sugestÔes de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Conforme o conselheiro Marcos Peixoto, “o recurso nĂŁo preenche os requisitos legais e regimentais de admissibilidade, porquanto intempestivo”. A decisĂŁo Ă© preliminar e serĂĄ contestada pela defesa do prĂ©-candidato.

Jairo alegou que ocorreu uma instabilidade no sistema do TCE, que prejudicou o registro do recurso, que sĂł foi efetivo horas depois, jĂĄ no dia 4. O polĂ­tico informou que serĂĄ comprovado que o recurso foi apresentado no prazo certo.

Caso o TCE mantenha a decisão, o relatório serå encaminhado à Cùmara de Vereadores, a qual farå o julgamento das contas. Se o Legislativo seguir a posição do Tribunal, Jairo poderå ficar inelegível. Para impedir a inlegibilidade, ele precisaria contar com 14 votos favoråveis.

No Facebook, Jairo Jorge emitiu uma nota sobre o caso.

JAIRO JORGE ESCLARECE SITUAÇÃO NO TCE E GARANTE QUE ESSE FATO NÃO O TIRA DA ELEIÇÃO

Em 30 de outubro do ano passado, o Pleno do Tribunal de Contas julgou Recurso que Jairo Jorge  impetrou em face de decisão da Cùmara do TCE, que julgou irregular as Contas de Gestão de 2014.  Neste julgamento, por 3 votos a 2, as contas foram aprovadas.

Naquele período, os mesmos adversårios divulgaram informaçÔes que Jairo estaria inelegível. Com a decisão favoråvel, eles se calaram.

Os adversĂĄrios, que hoje governam Canoas e que nĂŁo cuidaram da cidade nos Ășltimos quatro anos, tĂȘm uma verdadeira obsessĂŁo para atacar Jairo Jorge. Como eles tĂȘm medo de perder nas urnas, querem ganhar no tapetĂŁo.

A 1ÂȘ CĂąmara, primeira instĂąncia do Tribunal de Contas, considerou parecer desfavorĂĄvel as Contas de Governo de 2016. Os advogados de Jairo Jorge mostraram que o prefeito triplicou a receita de Canoas em oito anos de gestĂŁo e que a crise de 2015 e 2016 reduziu a arrecadação.

Jairo Jorge confia, que a exemplo de 2014, serĂĄ vitorioso novamente no Pleno do Tribunal de Contas.

No dia 3 de fevereiro, data final para interpor o recurso, ocorreu fator superveniente diante de uma instabilidade no sistema utilizado pelo TCE no processo eletrĂŽnico, o registro sĂł se efetivou algumas horas depois, no inĂ­cio do dia 4. O Conselheiro Relator, que nĂŁo tinha conhecimento destes fatos, indeferiu o recurso em razĂŁo do prazo.

No entanto, a defesa de Jairo Jorge jĂĄ protocolou as medidas necessĂĄrias para comprovar instabilidade no sistema e que o recurso foi apresentado no prazo certo. A medida serĂĄ avaliada pelo Conselheiro Relator e, posteriormente, o agravo serĂĄ encaminhado ao Pleno do Tribunal de Contas.

Jairo Jorge manifesta sua crença na seriedade do Tribunal de Contas e acredita que isso serå resolvido no menor prazo possível. Esclarece que essa situação não interfere no processo eleitoral e não o torna inelegível, como alguns querem propagar.

Se os adversårios do ex-prefeito estivessem melhor colocados nas pesquisas, divulgadas até o momento, e convictos que fazem um trabalho aprovado pelos canoenses não estariam torcendo tanto para deixå-lo fora da disputa.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!