Homem acusado injustamente de roubo em Canoas fica quase seis meses na cadeia

Seis meses após ser preso por engano em Canoas, Vilson dos Santos de 45 anos foi solto e inocentado. Ele havia sido preso por engano, em setembro de 2019, por roubo a carro no bairro Harmonia, meses antes da prisão.

Quer mandar sugestões de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Após o crime, o criminoso entrou em contato com a filha de uma das vítimas. Ele queria se relacionar com ela, mas acabou sendo reconhecido. Com isso, a mãe que foi vítima do bandido, procurou a polícia para denunciar o caso.

Durante as investigação, os policiais encontraram um suspeito com características físicas semelhantes ao do homem preso por engano. A vítima acabou reconhecendo ele através de fotos. Intimado, o morador do Rio Branco foi até uma delegacia e recebeu voz de prisão.

Na época, a reportagem de Agência GBC apurou que o preso tinha negado ser o autor dos assaltos. “Reuni diversas provas. O objetivo era atestar que o que estava acontecendo era um engano”, afirmou o advogado de defesa, Willian Alves.

Uma das provas obtidas eram as características do criminoso. A vítima relatou que o bandido era negro, magro, com altura entre 1,80m e 1,90m e idade entre 25 e 30 anos. “Esses detalhes mostravam a discrepância do caso, já que Vilson tem 1,68 m de altura e 45 anos, além de fisionomia diferente da foto que estava no perfil do WhatsApp que contatou a filha da vítima”, relatou o advogado.

O advogado de defesa, Willian Alves, juntou provas para provar a inocência de Vilson (Foto: Willian Alves/Arquivo Pessoal)

Na reta final de provar inocência do cliente, o advogado também solicitou o cruzamento de informações das linhas telefônicas com as antenas das operadas – processo esse chamado de triangulação –. O objetivo era mostrar que o celular de Vilson não estava no local do crime e nem de onde o criminoso, que não foi preso, estava disparando mensagens para a filha da vítima. “O resultado final mostrou cidades diferentes e distantes”, comentou o advogado.

Mesmo com todas as provas, Vilson seguiu preso até o julgamento que ocorreu no inicio de março. Na sentença, o juiz acatou as evidências apresentadas pela defesa, e absolveu o homem.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!