Eduardo Leite conhece primeiro hospital de campanha para coronavĂ­rus em Canoas

A estrutura fica no bairro Rio Branco

O governador Eduardo Leite veio a Canoas na manhĂŁ deste sĂĄbado (18). Acompanhado do vice-governador e secretĂĄrio de Segurança PĂșblica, Ranolfo Vieira Jr., e do prefeito Luiz Carlos Busato, ele conheceu o primeiro hospital de campanha do municĂ­pio.

Quer mandar sugestÔes de pauta e flagrantes da sua cidade? Então, anote nosso WhatsApp: (51) 9 8917 7284

Com 13 leitos clĂ­nicos e um de UTI, o hospital funcionarĂĄ 24 horas em frente Ă  Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco equipado com respiradores, duas salas de triagem, quatro consultĂłrios, enfermaria, vestiĂĄrios e banheiro. Tem sistema individual de oxigĂȘnio – essencial para pacientes com coronavĂ­rus, jĂĄ que um dos sintomas pode ser a falta de ar.

“Nos tranquiliza vermos essa estrutura de retaguarda pronta para atender a população. Como estamos enfrentando um vĂ­rus que atinge toda e qualquer pessoa, Ă© fundamental que Estado e municĂ­pio estejam juntos no combate Ă  Covid-19”, disse Leite, que conheceu a estrutura inaugurada na quinta-feira (16). No momento da visita do governador, nĂŁo havia internados.

Quem serĂĄ atendido no local?

O paciente que buscar atendimento na UPA Rio Branco e apresentar sintomas respiratĂłrios serĂĄ imediatamente encaminhado ao hospital de campanha. Para casos graves, hĂĄ um leito de UTI e, se for necessĂĄrio, uma ambulĂąncia poderĂĄ transferir pacientes ao Hospital UniversitĂĄrio de Canoas, referĂȘncia no tratamento da Covid-19. Por turno, estarĂŁo Ă  disposição quatro mĂ©dicos, dois enfermeiros, quatro tĂ©cnicos de enfermagem, dois recepcionistas e um controlador de fluxo.

A prefeitura de Canoas ainda deve abrir mais trĂȘs hospitais com essa mesma estrutura. “Somos uma das cidades mais preparadas para o atendimento Ă  pacientes com coronavĂ­rus”, ressaltou o prefeito Busato. No total, a cidade disponibilizarĂĄ 932 leitos exclusivos para o atendimento Ă  doença.

Hospitais de Campanha
A prefeitura publicou um decreto requerendo o prĂ©dio da administração do campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O local vai funcionar como “hospital de Campanha” para reforço no atendimento dos casos de infecção por coronavĂ­rus.

O prĂ©dio, que tem 4.200 metros quadrados e trĂȘs pavimentos, serĂĄ utilizado como unidade de atendimento para enfrentar a emergĂȘncia de saĂșde causada pelo coronavĂ­rus. Conforme a Secretaria Municipal de SaĂșde (SMS) serĂŁo instalados quase 400 leitos no local. A medida vai durar enquanto o municĂ­pio estiver em situação de emergĂȘncia.

Além da Ulbra, a prefeitura também utilizar o estacionamento do Hospital Nossa Senhora das Graças. Serão instalados 20 leitos e anexos com consultórios e salas de espera.

Estrutura semelhante também foi montada na UPA Boqueirão.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!