Estado atua para normalizar estoque de anestésicos em Canoas

Canoas nĂŁo recebe novos pacientes em leitos de UTI enquanto o estoque com os insumos nĂŁo for normalizado.

A SecretĂĄria Estadual da SaĂșde, Arita Bergmann, disse nesta sexta-feira (03) que o Governo do Rio Grande do Sul estĂĄ trabalhando para buscar soluçÔes para o problema da falta de medicamentos, como anestĂ©sicos, utilizados para a entubação de pacientes.

Na quinta-feira (02), o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, anunciou que os leitos de UTI da cidade nĂŁo receberĂŁo novos pacientes enquanto o estoque com os insumos nĂŁo for normalizado.

Leia tambĂ©m >> “Tenho alertado hĂĄ trĂȘs semanas sobre isso”, diz prefeito de Canoas sobre falta de medicamentos

Segundo Arita, o governo estadual estĂĄ em contato com o MinistĂ©rio da SaĂșde. HĂĄ dificuldade de compra ou envio dos materiais em hospitais no Estado.

Os anestésicos, por exemplo, são utilizados em pacientes com coronavírus. Como essas pessoas podem passar muito tempo nas UTIs, o consumo é acelerado.

Em Canoas, a suspensĂŁo de atendimento de novos pacientes Ă© uma forma de evitar mais problemas no serviço de saĂșde. A gestĂŁo municipal jĂĄ conseguiu mais de 800 medicamentos com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“É melhor bloquear e não receber pacientes do que receber pacientes e eles morrerem por falta de medicamento”, justifica Busato.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!