“Tenho alertado há três semanas sobre isso”, diz prefeito de Canoas sobre falta de medicamentos

Cidade não receberá novos pacientes em suas UTIs, enquanto o estoque não for normalizado

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, anunciou nesta quinta-feira (02) que a cidade não receberá novos pacientes em suas unidades de Terapia Intensiva (UTIs), enquanto o estoque de anestésicos não for normalizado na cidade. “Algo que se repete em outros municípios do país. Tenho alertado há três semanas sobre isso”, disse o prefeito.

A medida provoca o bloqueio de oito leitos vagos de UTI, de um total de 80 existentes. Busato publicou um vídeo em que destaca a decisão. Segundo ele, foram acionados os ministérios Público Estadual e Federal, Governo do Estado e Ministério da Saúde.

Além disso, o prefeito solicitou a parlamentares ajuda na questão. “Tenho ativado nossos senadores e deputados federais gaúchos para aumentarem a pressão política para liberação de medicamentos”.

No comunicado, Busato destacou que a administração municipal já conseguiu mais de 800 medicamentos com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ainda não há previsão de reposição do insumo. O estoque atual de anestésico tem condições de atender pacientes apenas por mais dois dias.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!