Hospital veterinário da UFRGS empresta 800 frascos de anestésicos para UTIs de Canoas

Cedência ocorre em momento complicado na Saúde de Canoas, ocasião em que foram suspensas novas internações nas UTIs até que estoque esteja normalizado

O Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS comunicou na última segunda-feira (06) que cedeu 800 frascos de anestésicos para a Prefeitura de Canoas. A entrega ocorreu na semana passada. A Agência GBC já havia repercutido, na semana passada, a doação realizada pela universidade, após a Secretaria da Saúde do município suspender a internação de novos pacientes nas UTIs em função da falta dos insumos.

“É melhor bloquear e não receber pacientes do que receber pacientes e eles morrerem por falta de medicamento”, justificou o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, que pediu ainda o apoio de parlamentares para pressionar a liberação dos medicamentos junto ao Ministério da Saúde.

De acordo com a instituição, foram repassados 700 frascos do anestésico Propofol e 100 frascos do analgésico Fentanil para serem utilizados em pacientes com Covid-19. Os medicamentos têm tido uma alta demanda nas internações durante a pandemia. Conforme a UFRGS, os medicamentos foram cedidos como empréstimo, ficando acertada a devolução quando a situação se regularizar.

A prefeitura segue atrás do medicamento, imprescindível para casos de doença respiratória em que a pessoa necessita ser entubada. Tanto o Governo do Estado quanto o Ministério da Saúde já foram avisados da situação. Ainda não há previsão de reposição do insumo.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!