Foto: Prefeitura de Canoas

O Hospital de Clínicas Veterinárias da UFRGS comunicou na última segunda-feira (06) que cedeu 800 frascos de anestésicos para a Prefeitura de Canoas. A entrega ocorreu na semana passada. A Agência GBC já havia repercutido, na semana passada, a doação realizada pela universidade, após a Secretaria da Saúde do município suspender a internação de novos pacientes nas UTIs em função da falta dos insumos.

“É melhor bloquear e não receber pacientes do que receber pacientes e eles morrerem por falta de medicamento”, justificou o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, que pediu ainda o apoio de parlamentares para pressionar a liberação dos medicamentos junto ao Ministério da Saúde.

De acordo com a instituição, foram repassados 700 frascos do anestésico Propofol e 100 frascos do analgésico Fentanil para serem utilizados em pacientes com Covid-19. Os medicamentos têm tido uma alta demanda nas internações durante a pandemia. Conforme a UFRGS, os medicamentos foram cedidos como empréstimo, ficando acertada a devolução quando a situação se regularizar.

A prefeitura segue atrás do medicamento, imprescindível para casos de doença respiratória em que a pessoa necessita ser entubada. Tanto o Governo do Estado quanto o Ministério da Saúde já foram avisados da situação. Ainda não há previsão de reposição do insumo.