Busato pede mais “pressão política” para normalizar medicamentos e reabrir UTIs em Canoas

Canoas suspendeu a internação de novos pacientes em UTIs, devido ao baixo estoque de anestésicos

Em decisão comunicada na tarde desta quinta-feira (02), a Prefeitura de Canoas suspendeu a internação de novos pacientes em UTIs, devido ao baixo estoque de anestésicos, que são utilizados no atendimento de pessoas com doenças respiratórias, como o coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato.

A cidade, dessa forma, não irá receber novos pacientes em suas UTIs até que o estoque seja normalizado. A medida provoca o bloqueio de oito leitos vagos de UTI, de um total de 80 existentes. “É melhor bloquear e não receber pacientes do que receber pacientes e eles morrerem por falta de medicamento”, justifica Busato.

Busato também se pronunciou nas redes sociais sobre o tema. Segundo ele, foram acionados os ministérios Público Estadual e Federal, Governo do Estado e Ministério da Saúde Acionei em busca de providências. Além disso, o prefeito solicitou a parlamentares ajuda na questão. “Tenho ativado nossos senadores e deputados federais gaúchos para aumentarem a pressão política para liberação de medicamentos”.

No comunicado, Busato destacou que a administração municipal já conseguiu mais de 800 medicamentos com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ainda não há previsão de reposição do insumo. O estoque atual de anestésico tem condições de atender pacientes apenas por mais dois dias.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!