Vereador de Esteio, preso com drogas, se afastou do cargo há um mês

Ex-jogador de futebol, Márcio Alemão está licenciado da Câmara

Preso nesta quinta-feira (09) por tráfico de drogas, o vereador de Esteio Márcio Alemão, 36 anos, havia se licenciado do cargo em 3 de junho, alegando motivos pessoais para a decisão. Desde então, ele não recebe remuneração do Legislativo. O lugar de Alemão passou a ser ocupado pelo suplente Assis Brasil, que tomou posse no dia 9 do mesmo mês.

Nascido em Esteio, Márcio Alemão atuou como jogador de futebol profissional em equipes do Rio Grande do Sul e também em clubes de Portugal, na Europa. No ano de 2011, foi eleito Conselheiro Tutelar mais votado da história do município com 970 votos, desempenhando trabalho em defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Em 2014, a convite do deputado estadual Nelsinho Metalúrgico e do prefeito Gilmar Rinaldi, ingressou no Partido dos Trabalhadores, passando a assessorar o parlamentar no legislativo e a representá-lo na cidade. Na Câmara, teve o quinto melhor desempenho nas urnas, com 1.328 votos. Na Câmara, integrou a Comissão de Educação e foi responsável pela criação de uma frente parlamentar de apoio a refugiados e estrangeiros.

Preso pela terceira vez em três anos

Foto: Jaime Zanatta/GBC

Na manhã dessa quinta-feira, os policiais da 2ª Delegacia de Sapucaia do Sul encontraram um ponto de tráfico de drogas, que envolvia o vereador e seu comparsa. Ambos foram presos em uma ação deflagrada pelos agentes civis no bairro Parque Amador. Os policiais monitoravam a atividade dos dois indivíduos desde que a denúncia foi recebida, há cerca de 15 dias.

No endereço onde os policiais descobriram a atuação da dupla, uma casa armazenava porções de drogas e munições. No imóvel, foram apreendidas 55 porções de maconha, porções de cetamina guardadas em frascos de vidro, máquina de cartão de crédito, balança de precisão, mais de 40 munições de calibre 22, equipamentos para preparo e embalo de droga.

Além disso, no local, havia mais de 200 gramas de cocaína “escama de peixe”, conhecida pela alta qualidade e pureza, que tem preço superior de revenda. Boa parte do material estava armazenado em uma geladeira.

De acordo com as investigações, Alemão e o comparsa, por diversas vezes, entravam e saíam da casa, o que levantou a suspeita os agentes sobre uma possível atividade ilícita no local, que se confirmou na abordagem dessa quinta-feira.

Os agentes deram voz de prisão no momento em que a dupla deixava o imóvel em um carro. Os policiais foram até o local após uma denúncia de que ali funcionava um ponto de tráfico de drogas.

Segundo a Polícia Civil, os agentes notaram que a dupla realizava o transporte da droga em embalagens plásticas. No momento em que deixavam o endereço, os policiais abordaram a dupla e encontraram cocaína e dois tubos lacrados de cetamina.

Preso por tráfico, vereador de Esteio já foi detido por embriaguez e com carro clonado

Márcio Alemão já foi detido por embriaguez ao volante em abril de 2018. Na ocasião, ele se envolveu em um acidente de trânsito, ao colidir um Citroen que conduzia em uma Duster, da Brigada Militar (BM). Alemão, de acordo com a própria BM, ele apresentava sinais de embriaguez. O parlamentar não fez o teste do bafômetro, pagou fiança e foi liberado.

Além desse fato, Alemão se envolveu em outro enrosco. Ele foi detido em setembro do ano passado com um carro roubado, encontrado na rua Amapá, no Parque Amador. Segundo a BM, o parlamentar estava junto com a companheira em um HB20, roubado em 8 de setembro em Gravataí. O veículo já havia sido clonado.

Nota na Câmara de Vereadores de Esteio

A Câmara Municipal de Esteio informa que o vereador Márcio Alemão entrou em licença de suas funções, por tempo indeterminado, em 3 de junho. Na ocasião, o parlamentar alegou motivos pessoais para o afastamento e não está recebendo remuneração desde então. Atualmente o cargo está ocupado pelo suplente Assis Brasil, que tomou posse em 9 de junho.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!