Eduardo Leite poderá dar autonomia para Busato decidir sobre “abre e fecha” em Canoas

Discussão sobre mudança no distanciamento controlado poderá dar mais responsabilidade a prefeitos

O presidente estadual do PSDB, Mateus Wesp, está confiante que o sistema de distanciamento controlado sofrerá modificações. Segundo ele, uma das principais mudanças será a transferência aos municípios da responsabilidade sobre o “abre e fecha” das atividades econômicas.

Atualmente, o distanciamento controlado, elaborado pelo governador Eduardo Leite (PSDB), dita as regras sobre as restrições na economia, com base em indicadores sobre avanço do coronavírus e capacidade hospitalar.

O Estado está dividido em regiões, que são classificadas semanalmente pelo sistema de bandeiras: amarela, laranja, vermelha e preta. Ou seja, do menor para o maior risco, respectivamente.

Com a pressão de empresários e prefeitos, a nova proposta poderá representar o afrouxamento das restrições previstas na regra atual. Uma das principais críticas do sistema é a falta de previsibilidade.

No modelo atual, os próprios prefeitos e associações de municípios podem encaminhar recursos, caso não concordem com o mapa preliminar das bandeiras, divulgado na sextas-feira, mas que só é fixado na terça-feira seguinte, após a análise dos pedidos.

Em Canoas, o prefeito Luiz Carlos Busato (PTB) teria maior autonomia para decidir sobre o “abre e fecha”. À coluna da jornalista Rosane de Oliveira, Eduardo Leite disse que não está “jogando a toalha”, e que haverá uma reunião com associações de municípios nesta semana para discutir a ideia.

O governador disse à coluna que trabalha em uma lógica de manutenção do sistema de bandeiras, em que o Estado emite as bandeiras e oferece os protocolos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!