O prefeito de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link, quer fazer um lockdown de 15 dias. A afirmação foi feita durante entrevista ao jornal Correio Sapucaiense.
Segundo Link, é preciso evitar a circulação de pessoas e a transmissão do vírus. “É o mesmo que o reitor da Univerdidade Federal de Pelotas e criador do distanciamento controlado do estado, Pedro Hallal, vem defendendo. Precisamos evitar a circulação das pessoas e a transmissão do vírus.”
Porém, ele ressaltou que não adianta apenas Sapucaia e São Leopoldo – cidade onde o prefeito pediu em carta enviada a prefeitos e a governador a adoção do lockdown – fazerem o fechamento total. “Entretanto, não há possibilidade de um lockdown funcionar se eu e o Vanazzi aderirmos e todos os outros municípios da região metropolitana e Vale dos Sinos ficarem de fora. Incluindo Porto Alegre. Pra essa unidade acontecer, seria necessária a coordenação de uma liderança maior do estado ou federal e, sinceramente, não acredito muito que isso aconteça. Falta unanimidade”.
A situação de leitos disponíveis também preocupa o prefeito. Hoje, Sapucaia do Sul está com as UTIs lotadas e a lotação na unidade Covid chega a 140%. “Se continuarmos nessa velocidade de contágio, em muito pouco tempo a região toda entra em colapso. Já temos cidadãos sapucaienses internados no interior do estado por falta de vaga aqui na região.”
Link ressaltou que estamos chegando na fase mais crítica da pandemia. “O vírus está nos cercando cada vez mais e vidas estão sendo perdidas. Se uma medida mais drástica não for tomada imediatamente, vamos perder muitas vidas ainda. Estamos muito preocupados com isso. O hospital lotado, as pessoas estão esgotadas , estão tensas com essa situação”.