Prefeitura de Canoas disponibiliza mais 10 leitos de UTI na cidade

Mantendo o ritmo de ações para reforço do sistema municipal de saúde, a Prefeitura de Canoas incorporou mais 10 leitos em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) à rede pública. Isso foi possível a partir da chegada de novos respiradores e de adaptações feitas pelo Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), que presta serviços ao município. Deste modo, foram criados dois novos leitos e oito foram convertidos – antes, eram usados pela rede privada – para o uso pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com esta mudança, a cidade passa a ter 100% de sua capacidade de leitos do gênero destinada ao uso da rede pública, o que dá mais fôlego ao sistema municipal. Ao todo, Canoas contabiliza 104 leitos de UTI, que são utilizados para o tratamento da covid-19 e também de outras doenças. Os novos espaços já estão em operação.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, considerando apenas UTIs, a cidade aumentou em quase 30% a sua capacidade. São números que fazem de Canoas o segundo município de sua região com mais leitos de tratamento intensivo, atrás apenas da capital. Levando em consideração também os leitos clínicos, o crescimento foi de mais de 90%, sendo que metade desta ampliação permanecerá de legado para os canoenses.

Entenda a utilização de leitos de UTI

No SUS, a regulação de leitos, ou seja, a disponibilização para ocupação por enfermos que precisam, é feita pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). Os municípios abastecem um sistema gerido pelo estado, informando o quantitativo de vagas e sua respectiva ocupação, e solicitam a liberação de leitos para pacientes quando necessário. Cabe, portanto, a SES o papel de gerenciar de que modo as UTI serão ocupadas e para onde cada usuário do sistema será deslocado para internação.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!