Eduardo Leite mantém bandeira vermelha, mas Canoas segue adotando a laranja

Sistema de gestão compartilhada das bandeiras permite afrouxamento das restrições

O governador Eduardo Leite atualizou nesta segunda-feira (24) o mapa do distanciamento controlado do Rio Grande do Sul. Após a análise de 10 recursos enviados por municípios e associações, o Estado acatou apenas um pedido de reconsideração, mantendo 12 regiões sob bandeira vermelha, com risco epidemiológico alto. Dessas, nove aderiram ao sistema de cogestão e adotam protocolos alternativos aos determinados pelo Estado para cada bandeira.

A região de Canoas manteve-se na classificação de alto risco. Porém, os municípios desse agrupamento já estão adotando protocolos de bandeira laranja, com base na regra de cogestão do sistema, entre Estado e municípios.

No Rio Grande do Sul, nove regiões podem adotar a cogestão: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas e Lajeado. O pedido de Uruguaiana está sob análise.

O mapa preliminar da 16ª rodada trazia 13 regiões com alto risco epidemiológico. Depois de análise dos pedidos, o Gabinete de Crise acatou apenas o recurso de Guaíba, resultando em nove bandeiras laranjas (risco médio) e 12 vermelhas.

Santo Ângelo, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Passo Fundo tiveram o pedido indeferido e permanecem em bandeira vermelha, juntamente com Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre Pelotas e Palmeira das Missões, que já estavam com essa classificação e não apresentaram pedido de reconsideração.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!