PSDB RS não autoriza apoio de Felipe Martini a Jairo Jorge em Canoas

O diretório estadual disse que não foi informado da decisão

O diretório estadual do PSDB se posicionou em relação ao anúncio de que o pré-candidato a prefeitura pelo partido, Felipe Martini desistiu da candidatura própria e que vai apoiar o ex-prefeito Jairo Jorge (PSD). “A decisão de apoio à candidatura do PSD divulgada na imprensa é ato isolado e não foi deliberada na convenção de Canoas, não foi submetida à autorização da Comissão Executiva Nacional e não se encontra em sintonia com os objetivos traçados e conduzidos pelo PSDB estadual”, diz a nota encaminhada pelo partido.

Em entrevista à coluna de Rosane de Oliveira em GaúchaZH, o presidente estadual do PSDB, Mateus Wesp, relatou que a decisão foi unilateral e que desrespeita uma decisão nacional, já que vem dela a decisão de apoio, candidaturas, ou coligações em cidades com mais de 100 mil eleitores.

Wesp ainda informou que não descarta a possibilidade de abrir processo contra Martini na comissão de ética, o que pode até resultar em expulsão, e de o diretório nacional promover uma intervenção em Canoas.

Leia a nota do PSDB


“Conforme a Resolução 05/2020 do Diretório Nacional do PSDB, ‘o lançamento de candidatos à prefeito e/ou celebração de coligação, nos cinco municípios de maior eleitorado de cada Estado e naqueles com mais de 100 mil eleitores, bem como nos que tenham geração de programa de televisão será, obrigatoriamente, precedido de autorização da Comissão Executiva Nacional e/ou de seu Presidente Nacional ad referendum’.

Canoas, como se sabe, é um dos cinco maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Sul e as deliberações tomadas pelos seus órgãos partidários devem respeitar a previsão acima.

A decisão de apoio à candidatura do PSD divulgada na imprensa é ato isolado e não foi deliberada na convenção de Canoas, não foi submetida à autorização da Comissão Executiva Nacional e não se encontra em sintonia com os objetivos traçados e conduzidos pelo PSDB estadual.

Feitas estas considerações, a Comissão Executiva estadual comunica que entrará em contato com a Comissão Executiva nacional, de modo a garantir que os interesses estratégicos do partido sejam respeitados no Município de Canoas.”

A reportagem de Agência GBC tenta contato com Felipe Martini, mas ainda não obteve sucesso.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!