Ficou pronto no último domingo (1°) o novo pórtico de acesso ao Município. Ele foi erguido na intersecção das avenidas Presidente Vargas e Brasil, próximo da travessia sobre o Arroio Sapucaia, no limite com Canoas, onde fica a ponte de ferro que, conforme uma das hipóteses, teria dado o nome à cidade.
Após quase quatro décadas, Esteio voltou a ter, novamente, um pórtico. Ele tem forma de arco e um comprimento total de 31,92m, cruzando toda a avenida, vão livre de 24,22m e 9,84m em seu ponto mais alto, permitindo a passagem de veículos com altura de até 5,1m.
A construção teve um custo de R$ 559,2 mil, recursos provenientes do Governo Federal através do Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística do Ministério do Turismo, com contrapartida de R$ 44,7 mil da Administração Municipal. A iniciativa da União repassou verbas para os municípios para uso exclusivamente na realização de obras ou serviços de comprovado interesse turístico prevendo, entre seus itens, a construção de pórticos.