Conheça os criminosos transferidos para fora do RS

Eles integram facções criminosas e são considerados de alta periculosidade

Os detentos que foram transferidos para prisões federais na Operação Império da lei II, realizada na madrugada desta segunda-feira (9) são considerados, palas autoridades competentes, de alta periculosidade e influência no crime organizado. Confira a baixo a lista dos nove criminosos.

Juraci Oliveira da Silva, o Jura

Preso desde 2010, quando foi capturado no Paraguai. Ele cumpre pena por tráfico de drogas e homicídio. Jura também é apontado como o patrão do tráfico no Campo do Tuca, Porto Alegre, e tem envolvimento na morte do Médico Marco Antônio Becker.

Fabrício dos Santos, o Nenê

Um dos líderes da facção “Os Manos”, foi preso novamente na fronteira entre o Paraguai e o Brasil, em ação conjunta entre a Polícia Federal Brasileira e Paraguaia. Ele estava foragido desde junho, depois que rompeu a tornozeleira eletrônica que usava quando foi autorizado a sair da cadeia devido ao Coronavírus.

Ubirajara da Silva Barbosa, o Bira

Considerado um dos líderes da facção “Os Abertos”, e coordenava as ações do grupo em Canoas. Ele tem antecedentes por homicídios, roubos, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Vilmar Gomes de Andrade, o Véio

Outro líder da facção “Os Abertos”. Ele era responsável pelas equipes de Estrela e Lajeado. Véio tem antecedentes por dois homicídios, nove roubos, dois sequestros, associação para o tráfico e associação criminosa.

Márcio Lourival da Silva, o Careca

Considerado pela polícia como especialista em extorsão com sequestro, ele possui sete indiciamentos por esse crime. Ele atuava na Região Metropolitana.

Vladimir Aparecido Carvalho Grade, o Pérco

Comparsa de Careca no comando da quadrilha de sequestradores que atuavam na Região Metropolitana. Ele tem quatro indiciamentos por extorsão com sequestro.

Flávio Daniel Santos da Rosa, o Mano Chinelo

Ele acumula 11 indiciamentos por homicídio e tem antecedentes por tráfico de drogas, roubo e lavagem de dinheiro.

Rodolfo Silva Charão de Lima, o Charão

Membro da facção “Bala na Cara”, ele possui vasta ficha de antecedentes, com seis indiciamentos por homicídios, nove tentativas de homicídio, seis por tráfico de drogas, dois por roubo e dos por extorsão.

Lucian de Souza Oliveira, o Doutor

Ele possui vasta ficha criminal, com cinco indiciamentos por roubo, quatro por tráfico de drogas, quatro por associação para o tráfico e duas por organização criminosa.

Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS), a ação é uma resposta das autoridades em relação as ações violentas que voltaram a ocorrer nos últimos meses, dentro e fora das cadeias, principalmente no Interior. “Temos conseguido manter os indicadores em queda, mais ainda dois terços dos homicídios são decorrentes de disputas de organizações criminosas. Enquanto isso persistir, nós vamos seguir com essa postura de não admitir e vamos transferir”, afirmou o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.  

Os escolhidos começaram a ser retirados de casas prisionais, como o Presídio Central, e de celas da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) às 22h de domingo (8). Reunidos na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas, saíram escoltados em comboio terrestre às 4h15min desta segunda-feira em direção ao Batalhão de Aviação da Brigada Militar, ao lado do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!