Canoas ganha Centro de ReferĂȘncia especializado no Espectro Autista

O centro contarå com especialistas como neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogo, assistente social, enfermeiros e técnicos de enfermagem

Canoas passa a contar com um Centro de ReferĂȘncia no Transtorno do Espectro Autista, A partir desta quinta-feira (12). Pioneira, a unidade serĂĄ o ponto de apoio para crianças e famĂ­lias que convivem com o transtorno. O centro contarĂĄ com especialistas como neurologistas, psicĂłlogos, fonoaudiĂłlogo, assistente social, enfermeiros e tĂ©cnicos de enfermagem, para realizar o acompanhamento de pessoas com autismo e contribuir para que as famĂ­lias tenham melhores condiçÔes de conviver com um autista.

O Centro de ReferĂȘncia no Transtorno do Espectro Autista Ă© o aumento dos serviços prestados pelo AmbulatĂłrio de DiagnĂłstico Precoce e Cuidado da Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista, inaugurado em 2019. Pioneiro no Rio Grande do Sul, o serviço agora serĂĄ ampliado e terĂĄ uma sede prĂłpria, na rua Araçå. A abertura da nova unidade era uma promessa feita pela atual gestĂŁo e que, agora, passarĂĄ a beneficiar centenas de famĂ­lias da cidade.

FamĂ­lias participam do diagnĂłstico

O fluxo de atendimento inicia na Unidade BĂĄsica de SaĂșde (UBS) de referĂȘncia do paciente, aquela mais prĂłxima da casa do paciente. Atualmente, Canoas conta com 27 unidades espalhadas por todos os bairros. Quando o mĂ©dico da UBS suspeita da presença da doença, encaminha a criança ou adolescente para o centro de referĂȘncia. No local, o paciente passa por consultas com psiquiatra, neurologista, psicĂłlogo, fonoaudiĂłlogo e demais profissionais, que farĂŁo o diagnĂłstico final.

A famĂ­lia tambĂ©m receberĂĄ o apoio de psicĂłlogos, assistentes sociais e enfermeiros. Para a psicĂłloga da Diretoria de PolĂ­ticas de SaĂșde Mental, DĂłris Luft, a atuação do serviço tem trazido grandes benefĂ­cios para as famĂ­lias “NĂłs tivemos uma grande adesĂŁo das famĂ­lias, no engajamento ao diagnĂłstico e tratamento da doença. NĂŁo sĂł as mĂŁes, mas tambĂ©m os pais tĂȘm ido Ă s consultas e se mostram acolhidos com o serviço”, diz a profissional. 

DĂłris destaca que Ă© fundamental ter esse tipo de diagnĂłstico ainda nos primeiros anos de vida. “É um fato importante, pois quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor serĂĄ a vida do paciente. O serviço busca justamente fazer o diagnĂłstico nos anos iniciais da criança para acompanhar e aprimorar o seu desenvolvimento”, comemora.

Autismo

O transtorno do espectro do autismo (TEA), conforme denominado pelo DMS-5, o Manual de DiagnĂłstico e EstatĂ­stica dos Transtornos Mentais, tambĂ©m conhecido pela sua denominação antiga (DSM IV): autismo, Ă© um transtorno neurolĂłgico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e nĂŁo verbal e comportamento restrito e repetitivo. 

Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem. O autismo Ă© altamente hereditĂĄrio, mas a causa inclui tanto fatores ambientais quanto predisposição genĂ©tica. Em casos raros, o autismo Ă© fortemente associado a agentes que causam defeitos congĂȘnitos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!