PARA EVITAR PREJUÍZOS A ALUNOS: mesmo na bandeira vermelha, aulas seguem liberadas

A decisĂŁo Ă© do Governo do Estado.

ApĂłs uma reuniĂŁo entre o governo do Estado e o MinistĂ©rio PĂșblico (MP) nesta terça-feira (24), o governador Eduardo Leite anunciou mudanças nas regras do Distanciamento Controlado para a educação pĂșblica e privada. A fim de evitar prejuĂ­zos pedagĂłgicos e psicolĂłgicos aos alunos, serĂŁo permitidas aulas presenciais em regiĂ”es classificadas com bandeiras vermelhas, desde que observados os protocolos sanitĂĄrios. O decreto com a alteração deve ser publicado atĂ© quarta-feira (25).

AtĂ© entĂŁo, as atividades presenciais nas escolas deveriam ser interrompidas caso a regiĂŁo em que estĂŁo localizadas ficasse por duas semanas consecutivas em bandeira vermelha. No mapa da 29ÂȘ rodada do Distanciamento Controlado, que passou a vigorar nesta terça, oito regiĂ”es foram classificadas com risco epidemiolĂłgico alto, mas poderĂŁo, a partir do novo decreto, manter em funcionamento ou abrir escolas.

“Passados oito meses de atividades com nĂ­veis de restrição, todos aprendemos a lidar melhor com o vĂ­rus e identificamos o quanto Ă© importante mantermos as escolas funcionando com rigorosos protocolos sanitĂĄrios. Importante que todos entendam que saĂșde Ă© muito mais que nĂŁo contrair o vĂ­rus, Ă© tambĂ©m desenvolver a capacidade cognitiva dos nossos alunos e ter escolas funcionando, porque sĂŁo um importante instrumento do poder pĂșblico junto Ă s comunidades, para acompanhar questĂ”es de nutrição, desenvolvimento psicolĂłgico e cognitivo, e mesmo para acompanhar casos de denĂșncias de abuso sexual e violĂȘncia domĂ©stica, por isso, entendemos que as escolas nĂŁo podem parar”, afirmou o governador.

Leite lembrou que entre os protocolos determinados para a educação estĂŁo a redução no nĂșmero alunos por salas de aula, ambientes abertos e arejados, alternĂąncia de turmas, incremento de equipes de limpeza e equipamentos de proteção individual para alunos, professores e funcionĂĄrios, entre outros, que visam garantir condiçÔes de segurança sanitĂĄria.

“JĂĄ tivemos retorno de diversas etapas de ensino nos Ășltimos meses e nĂŁo observamos intercorrĂȘncias ou problemas sanitĂĄrios onde houve o retorno, e por isso serĂĄ possĂ­vel manter as escolas abertas mesmo nas regiĂ”es que permaneçam em bandeira vermelha. A educação Ă© prioridade, por isso tomamos essa decisĂŁo”, acrescentou o governador.

Eventos só podem ocorrer em municípios que autorizarem e que estão no processo de retomada escolar. A condição foi estabelecida como forma de elencar prioridade na retomada de atividades.

Datas em que as atividades presenciais foram retomadas:
‱ Educação Infantil – 8 de setembro
‱ Ensino Superior, Ensino MĂ©dio e Ensino TĂ©cnico – 21 de setembro
‱ Ensino Fundamental – 28 de outubro
‱ Ensino MĂ©dio – 20 de outubro
‱ Ensino Fundamental –12 de novembro

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!