Prefeito de Cachoeirinha notifica Corsan e ameaça multar se cidade ficar sem água

Miki Breier já até determinou o valor da multa.

O prefeito de Cachoeirinha Miki Breier assinou na manhã desta sexta-feira (22) o termo de Advertência Nº 001/2021 emitido para a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), que trata sobre evitar o desabastecimento de água. “Considerando as constantes reclamações dos usuários do serviço público de abastecimento de água, determina a seguinte correção: Que a Companhia envide esforços para evitar o desabastecimento de água, sem prévio aviso, aos usuários do serviço público”, diz o documento. 

Com a medida da Prefeitura, a Corsan poderá ser multada por “inadimplemento contratual, segundo a cláusula vigésima nova do instrumento de contrato, caso a Companhia não tome as providências cabíveis para evitar os transtornos causados aos usuários.

A multa, que a Corsan pode pagar, poderá ser de até 2% sobre o valor arrecadado pela empresa em Cachoeirinha, nos últimos três meses anteriores à notificação”, conforme consta na Advertência. “É lamentável a constante falta de água. Estamos cobrando uma solução para Corsan. Água é necessária para nossa sobrevivência, principalmente no verão, quando sempre piora a situação. Estamos exigindo uma solução da Companhia para o abastecimento”, aponta Miki. 

Cachoeirinha cobra investimentos

Há uma semana, o prefeito Miki Breier foi ao encontro do diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, para cobrar uma solução definitiva para a falta de água em Cachoeirinha. Na ocasião, foi informado que a segunda parte de uma nova adutora de água tratada para atender a Zona Norte, cuja primeira parte está concluída, já está licitada e deve iniciar até março deste ano. 

A obra vai interligar a Estação de Tratamento de Água (ETA) ao centro de reservação Vista Alegre, reforçando a recuperação do sistema. Também foi informado de que se encontra em estudo pela Corsan a perfuração de um novo poço na cidade. 

“Cachoeirinha tem um problema histórico com relação a falta de água. Esta é uma situação que não pode continuar e a conclusão urgente da adutora é fundamental neste processo”, destaca o prefeito.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!