Homem Ă© flagrado descartando lixo na frente do Pronto Socorro de Canoas

Ele ainda separou o lixo na frente do HPSC

A Guarda Municipal de Canoas flagrou na manhĂŁ desta segunda-feira (1Âș), atravĂ©s do sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), uma situação de descarte irregular de resĂ­duos na esquina da rua Caçapava com a avenida FlorianĂłpolis, no bairro Mathias Velho.  

As imagens mostram um homem separando material para reciclagem e espalhando os resĂ­duos pelo gramado em frente ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC).

De acordo com o diretor da Guarda Municipal, Eder Martini, o homem foi identificado e orientado. “TambĂ©m acionamos a Secretaria de Cidadania, para atender essa pessoa e encaminhar para os serviços da Prefeitura, e a Secretaria de Serviços Urbanos para realizar a limpeza do local”, explica Martini.

O secretĂĄrio da Segurança PĂșblica, delegado Emerson Wendt, ressalta a importĂąncia da tecnologia na prevenção de delitos. “As cĂąmeras de videomonitoramento auxiliam no trabalho e na solução de diferentes tipos de ocorrĂȘncias, nĂŁo apenas as relacionadas diretamente com a segurança pĂșblica. AtravĂ©s das imagens, temos uma resposta imediata da Guarda Municipal, que aciona outros ĂłrgĂŁos envolvidos na infração, como a Brigada Militar ou alguma secretaria da Prefeitura. AlĂ©m disso, tambĂ©m temos agilidade na prestação de socorro em caso de acidentes de trĂąnsito, entre outras situaçÔes”, destaca o delegado Emerson.   

Centro Integrado de Comando e Controle

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Ă© um espaço que abriga equipamentos de monitoramento de imagens captadas pelas 112 cĂąmeras espalhadas hoje pelo municĂ­pio. As imagens sĂŁo monitoradas durante 24h, todos os dias da semana.  

O CICC fica localizado junto Ă  Secretaria de Segurança PĂșblica e tambĂ©m monitora a previsĂŁo climĂĄtica, o fluxo do trĂąnsito e realiza a interação e a conexĂŁo entre grupos comunitĂĄrios organizados nos bairros, atravĂ©s do WhatsApp.    

Forma correta de descarte:

Entulho, caliça (resto de obras), madeira, galhos ou mĂłveis devem ser levados para um Ponto de Entrega VoluntĂĄria (PEV) ou Ecoponto, cuja destinação final serĂĄ dada pela Prefeitura atravĂ©s da Usina de Reciclagem da Construção Civil (RCC). JĂĄ os resĂ­duos domĂ©sticos orgĂąnicos sĂŁo coletados pelo caminhĂŁo de lixo, conforme cronograma, porta a porta. Quanto aos resĂ­duos reciclĂĄveis, a coleta Ă© feita pelo caminhĂŁo das cooperativas conforme cronograma da Secretaria de Meio Ambiente. 

Endereço dos Pontos de Entrega Voluntåria (PEV):

PEV – Rua Curitiba com Rua Vacaria 

PEV – Rua Curitiba entre as Ruas Tapes e Torres 

PEV – Rua Curitiba com Rua SĂŁo Gabriel 

PEV – Rua Fernando Pessoa com Rua MarcĂ­lio Dias 

PEV – Rua RepĂșblica, em frente Ă  Rua CalifĂłrnia 

PEV – Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga com Rua Augusto Pestana 

PEV – Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga com Rua Machadinho 

PEV – Rua Itamar Mattos de Maia com Rua BelĂ©m 

PEV – Rua Evanir JosĂ© Pagliarini com Rua Walter Spies 

PEV – Avenida NazĂĄrio com Rua 3 (Em frente ao Hangar Cultural) 

PEV – Rua IrmĂŁo Tiago com Rua Barbosa Sobrinho Lima 

PEV – Avenida Frederico Ozanan com Avenida Imigrantes 

PEV – Rua 1 com Rua Roberto Francisco Behrens 

PEV – Avenida NazĂĄrio com Rua Rui 

PEV – Rua Alexandre de GusmĂŁo com Rua Santo Expedito     

Ecopontos:

Guajuviras – Av. Do NazĂĄrio entrada da Fazenda Guajuviras; 

Guajuviras – Av. Esperança, quadra Q n° 19; 

Mathias – Rua Espumoso n° 315; 

Rio Branco – Hermes da Fonseca n° 1770; 

NiterĂłi – Rua G com Rua Ary Dias Ferreira.  

Como denunciar descarte irregular?

Quem quiser fazer uma denĂșncia pode ligar para o telefone 153, da Guarda Municipal, ou atravĂ©s da Central de Atendimento ao CidadĂŁo (CAC), no telefone: 0800-5101234.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!