20.8 C
Canoas
12 de dezembro de 2024

Homem é flagrado descartando lixo na frente do Pronto Socorro de Canoas

Ele ainda separou o lixo na frente do HPSC

A Guarda Municipal de Canoas flagrou na manhã desta segunda-feira (1º), através do sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), uma situação de descarte irregular de resíduos na esquina da rua Caçapava com a avenida Florianópolis, no bairro Mathias Velho.  

As imagens mostram um homem separando material para reciclagem e espalhando os resíduos pelo gramado em frente ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC).

De acordo com o diretor da Guarda Municipal, Eder Martini, o homem foi identificado e orientado. “Também acionamos a Secretaria de Cidadania, para atender essa pessoa e encaminhar para os serviços da Prefeitura, e a Secretaria de Serviços Urbanos para realizar a limpeza do local”, explica Martini.

O secretário da Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, ressalta a importância da tecnologia na prevenção de delitos. “As câmeras de videomonitoramento auxiliam no trabalho e na solução de diferentes tipos de ocorrências, não apenas as relacionadas diretamente com a segurança pública. Através das imagens, temos uma resposta imediata da Guarda Municipal, que aciona outros órgãos envolvidos na infração, como a Brigada Militar ou alguma secretaria da Prefeitura. Além disso, também temos agilidade na prestação de socorro em caso de acidentes de trânsito, entre outras situações”, destaca o delegado Emerson.   

Centro Integrado de Comando e Controle

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) é um espaço que abriga equipamentos de monitoramento de imagens captadas pelas 112 câmeras espalhadas hoje pelo município. As imagens são monitoradas durante 24h, todos os dias da semana.  

O CICC fica localizado junto à Secretaria de Segurança Pública e também monitora a previsão climática, o fluxo do trânsito e realiza a interação e a conexão entre grupos comunitários organizados nos bairros, através do WhatsApp.    

Forma correta de descarte:

Entulho, caliça (resto de obras), madeira, galhos ou móveis devem ser levados para um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) ou Ecoponto, cuja destinação final será dada pela Prefeitura através da Usina de Reciclagem da Construção Civil (RCC). Já os resíduos domésticos orgânicos são coletados pelo caminhão de lixo, conforme cronograma, porta a porta. Quanto aos resíduos recicláveis, a coleta é feita pelo caminhão das cooperativas conforme cronograma da Secretaria de Meio Ambiente. 

Endereço dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV):

PEV – Rua Curitiba com Rua Vacaria 

PEV – Rua Curitiba entre as Ruas Tapes e Torres 

PEV – Rua Curitiba com Rua São Gabriel 

PEV – Rua Fernando Pessoa com Rua Marcílio Dias 

PEV – Rua República, em frente à Rua Califórnia 

PEV – Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga com Rua Augusto Pestana 

PEV – Avenida Engenheiro Irineu Carvalho Braga com Rua Machadinho 

PEV – Rua Itamar Mattos de Maia com Rua Belém 

PEV – Rua Evanir José Pagliarini com Rua Walter Spies 

PEV – Avenida Nazário com Rua 3 (Em frente ao Hangar Cultural) 

PEV – Rua Irmão Tiago com Rua Barbosa Sobrinho Lima 

PEV – Avenida Frederico Ozanan com Avenida Imigrantes 

PEV – Rua 1 com Rua Roberto Francisco Behrens 

PEV – Avenida Nazário com Rua Rui 

PEV – Rua Alexandre de Gusmão com Rua Santo Expedito     

Ecopontos:

Guajuviras – Av. Do Nazário entrada da Fazenda Guajuviras; 

Guajuviras – Av. Esperança, quadra Q n° 19; 

Mathias – Rua Espumoso n° 315; 

Rio Branco – Hermes da Fonseca n° 1770; 

Niterói – Rua G com Rua Ary Dias Ferreira.  

Como denunciar descarte irregular?

Quem quiser fazer uma denúncia pode ligar para o telefone 153, da Guarda Municipal, ou através da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), no telefone: 0800-5101234.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!