Foto: Gabriel Rodzinski

A prefeitura de Esteio anunciou que a direção da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio Hospital São Camilo recebeu na tarde do último sábado (20), mais cinco respiradores pulmonares e monitores, que serão utilizados no tratamento de pacientes com COVID-19 (coronavírus) que necessitarem desse auxílio. Os instrumentos foram entregues pelo governo do Estado e serão instalados ainda hoje, nos leitos já existentes.

Com eles, o Hospital São Camilo passa a contar com 40 respiradores. Até a manhã do último sábado, 14 deles estavam direcionados para tratamento de contaminados com COVID-19. Com a doação a casa de saúde passa a contar com 19 leitos equipados para pacientes graves, em tratamento do vírus. Até a manhã deste sábado, metade dos equipamentos estava em uso para esses pacientes com covid. Dos 55 leitos disponíveis, no total, para pacientes com a doença, 40 estão em uso (taxa de ocupação de 73%).

Como buscar tratamento para o coronavírus em Esteio?

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que o primeiro passo para pessoas com sintomas de coronavírus não é ir a unidades básicas de saúde (UBS) ou ao Hospital São Camilo, até como forma de evitar aglomerações nestes locais. Inicialmente, a pessoa deve ligar para o telefone 3459-4723, criado pela SMS de Esteio especificamente para orientações e dúvidas sobre a Covid-19. Se o atendente constatar a necessidade de atendimento presencial, vai orientar para que a pessoa se dirija a uma UBS, que deve ser procurada, também, caso os sintomas se agravem. São as próprias UBSs que vão indicar que a pessoa busque atendimento no Hospital São Camilo. Dúvidas e orientações também podem ser esclarecidas pelo e-mail esteiocoronavirusinfo@gmail.com.