Leite cria lei para poder comprar vacina contra CoronavĂ­rus

Leite diz que a pandemia estĂĄ no ponto mais crĂ­tico

O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, no começo da tarde desta quarta-feira (24), sancionou o projeto de lei 11/2021, que dĂĄ a permissĂŁo no remanejamento no orçamento do ano para comprar a vacina contra o CoronavĂ­rus. A proposta foi autorizada, nesta Ășltima terça-feira (23) pela Assembleia Legislativa.

ApĂłs a aprovação da Assembleia, Leite informou que estĂĄ negociando a compra de doses da vacina da Pfizer, cujo registro definitivo foi aprovado pela Anvisa, porĂ©m, ainda nĂŁo estĂĄ no Plano Nacional de Imunização, do MinistĂ©rio da SaĂșde. O governo do Rio Grande do Sul tambĂ©m estĂĄ iniciando conversas com o laboratĂłrio da UniĂŁo QuĂ­mica, que fabrica a vacina Sputnik V.

O Governador reforçou que deve manter o cuidado com o vĂ­rus no Estado, pois segundo ele, nem mesmo a ampliação de leitos de UTI pode ser o suficiente para conter a propagação do vĂ­rus. “A pandemia Ă© real e estĂĄ no ponto mais crĂ­tico. Hoje, estamos com 89,9% dos leitos de UTI ocupados, Ă© a maior taxa desde o inĂ­cio da pandemia, sendo que mais que dobramos a capacidade no Estado. O esforço de ampliação continua, mas Ă© limitado e nĂŁo hĂĄ expansĂŁo que seja suficiente se o vĂ­rus continuar a se alastrar na atual velocidade”, argumentou. 

O Projeto de Lei altera a Lei de Diretrizes Orçamentårias de 2021, que reduz a previsão de déficit orçamentårio de R$ 8,1 bilhÔes para R$ 3,6 bilhÔes, e dessa forma estabelece ajustes técnicos que permite remanejamentos orçamentårios para tornar possível a compra das vacinas e para o reconhecimento de despesas ligadas à desestatização de empresas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!