Remédios serão entregues nos bairros em Sapucaia do Sul

Programa Farmácia Mais Perto foi inaugurado nesta quinta-feira (29).

O prefeito Volmir Rodrigues (PP), de Sapucaia do Sul, inaugurou nesta quinta-feira (29) o Programa Farmácia Mais Perto. Os remédios, que antes eram entregues na Farmácia Municipal, agora chegam aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) direto nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em que são atendidos nos bairros.

O programa utiliza o sistema de prescrição de medicamentos (G-MUS) integrado, fazendo com que todas as unidades tenham acesso aos medicamentos disponíveis na farmácia municipal. “O médico faz a prescrição e o medicamento já é separado e enviado para a unidade de saúde, que por sua parte fará a entrega ao paciente”, afirma a coordenadora da Farmácia Municipal, Vanessa de Oliveira.

A inauguração foi na unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) Carioca, no bairro Carioca. Neste posto, mais de 64 precisavam de medicação, mas apenas 12 buscaram os remédios, sobretudo em função de dificuldade no deslocamento até o centro da cidade.

Facilitar o acesso principalmente para quem não tem dinheiro para ir até a farmácia é um dos principais motivos da nova estratégia. “O objetivo é não deixar de atender nenhum sapucaiense, proporcionando atendimento a todos aqueles que precisam e visando uma melhor qualidade de vida para toda a comunidade”, garante Volmir.

O projeto piloto atenderá 100 pacientes da Unidade de Saúde Carioca, e o prazo para a retirada do medicamento na unidade será de cinco dias úteis. Num segundo momento, serão atendidos outras UBSs do município. O critério para a escolha será à distância da Farmácia Municipal.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!