ENTENDA DIREITO | Como comprar meu imóvel?

Comprar uma casa é o sonho de qualquer pessoa

Cléber Thomazi | OAB/RS 115.336

Comprar uma casa é o sonho de qualquer pessoa, seja para morar com a família e ter espaço para os filhos, sair da casa dos pais e ser independente, casar-se com a pessoa amada ou até mesmo para investir. A aquisição da propriedade envolve altos valores e terá impacto durante vários anos, ou até mesmo décadas, e por essa questão, é necessário acertar nos mínimos detalhes, por isso elaboramos os principais tópicos que devemos considerar e prestar atenção na negociação.

Leia mais colunas de ENTENDA DIREITO

Um dos passos mais importantes na hora da compra é ter um bom planejamento, pois um alto investimento necessita de uma estratégia inteligente, e respeitando o potencial financeiro próprio, verificando seus gastos, seus proventos de recebimento e quais investimentos será necessário, o que a propriedade irá exigir. É importante não fazer despesas desnecessárias, ou créditos adicionais com pelo menos um ano de antecedência, lembre-se que voce terá, mês a mês, aproximadamente um terço de recebimento destinado ao pagamento da casa, despesas adicionais podem escoar seu dinheiro e complicar muito.

O planejamento também consiste em avaliar as principais necessidades, considerando as expectativas e demandas. Famílias com animais de estimação ou crianças, por exemplo, preferem casas com amplos quintais, já recém-casados tendem a preferir apartamentos mais modernos. A situação empregatícia também é importante avaliar, pela permanência ou mudança de emprego, não garantindo somente a satisfação, mas também a tranquilidade econômica dos próximos anos.

Para minimizar os riscos de golpes, a documentação do imóvel é a passo crucial da negociação. O primeiro passo é se dirigir ao Cartório de Registro de Imóveis da zona inserida e solicitar a certidão, que consta o dossiê real do imóvel, com proprietário, alterações estruturais, e eventuais restrições, como existências de dívidas, penhoras, disputas judiciais, alienações e outras hipóteses similares. Além dessa certidão, é necessário solicitar as negativas de ônus e ações reais, junto ao registro de imóveis. O comprador também deve analisar certidões negativas referentes a IPTU, taxas condominiais e tributos imobiliários, avaliando os débitos em abertos.

A análise do contrato de compra e venda tem bastante relevância no negócio, principalmente referente aos deveres e direitos de ambas as partes e suas consequências, todo cuidado é pouco, não assine nada antes de se certificar que está tudo de acordo, tendo cautela, garantindo que futuramente voce não terá que arcar com a regularização das pendencias ou acabar perdendo o imóvel.

É preciso estar atento a muitos detalhes para comprar um imóvel com segurança, para quem não atua com isso, pode parecer termos estranhos, então fazer negócios com uma imobiliária com credibilidade e contratar um advogado é essencial, garantindo os direitos básicos de comprador. A consultoria imobiliária analisará seu perfil, entendendo as necessidades e as opções viáveis, te orientando financeiramente e repassando todas as informações atualizadas sobre as transações. O advogado analisará cada detalhe do processo, garantindo que seu sonho não se torne um pesadelo, como juros abusivos de contratos, o advogado especializado identificará a situação, e trabalhará para que o cliente atinja seu objetivo, mesmo que signifique renunciar àquele imóvel perfeito, porém com problemas jurídicos por trás, para que sua única preocupação seja fazer a mudança e a decoração da casa nova.

Qualquer aquisição que possamos fazer pode nos trazer gastos inesperados, embora a compra seja excelente a longo prazo, alguns imprevistos podem pesar imediatamente. Tenha consciência que existem despesas e taxas acompanhando a negociação, como ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, como já conversamos algumas colunas atrás, Escrituras Publicas, IPTU, e dependendo até a Declaração de Inexistência de Dívidas Condominiais. Sem se organizar financeiramente e sem auxílio de um especialista na área, é impossível ter uma visualização das etapas que a compra vai exigir, aumentando consideravelmente as chances de se cair em alguma armadilha ou golpe.

Quando falamos na compra de um imóvel de posse, o problema aumenta exponencialmente, chegando às vezes a inviabilizar a aquisição, por falta de comprovação da posse, e por falta de confirmação do histórico com imóvel. A posse pode ser declarada mesmo por quem não a tenha, e assim a negociação prevê muitos riscos, devendo ser avaliada de maneira mais minuciosa o histórico da posse, bem como a viabilidade de regularização, assim garantindo uma certa segurança, ou o que chamamos de risco calculado, onde não se consegue zerar os riscos.

Assim, espero pode ter esclarecido algumas dúvidasa respeito dos passos para a aquisição de um imóvel.Siga-nos no instagram @thomazi.assessoria e mantenha-se sempre atualizado. Abaixo segue meu contato, caso tenha alguma dúvida jurídica, com relação ao direito de trânsito ou Direito Imobiliário, pode me enviar, que espero poder trazer as respostas neste canal.

Cléber Thomazi | OAB/RS 115.336
Instagram: @thomaziassessoria
Facebook: @thomaziassessoriars
www.thomaziassessoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!