Em um ano, mais de 50 pessoas tiraram a própria vida em Canoas

Segundo os dados do Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC), Canoas registrou, entre 2020 e 2021, 56 suicídios consumados e 21 tentativas. Conforme a Prefeitura de Canoas, houve uma redução de 26% nos casos de janeiro a agosto de 2021, na comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Dentro da programação do Setembro Amarelo deste ano, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu na quarta-feira (29) o Seminário Amar Elo Cura. O evento, realizado na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC), debateu estratégias de prevenção ao suicídio. 

Receba as notícias de CANOAS pelo WhatsApp

O atual panorama do suicídio no Estado, o cenário epidemiológico em Canoas e o acolhimento e manejo do comportamento suicida na adolescência foram alguns dos temas principais. A retomada do Comitê Canoense de Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio também esteve entre os assuntos abordados. 

A apresentação, feita pelo antropólogo Jonathan Madeira Rocha, membro do OSPC, aponta que a faixa etária de 15 a 39 representa 58% dos suicídios consumados em 2020 e 44% em 2021, o que indica um perfil jovem das vítimas. Nos dois anos, o Centro e os bairros Mathias Velho e Guajuviras apresentam os maiores números de vítimas de suicídio consumado. A maioria das situações (63%) aconteceu nas residências e 13% em via pública. 

O seminário marcou o encerramento da programação alusiva à campanha Setembro Amarelo em Canoas. Mas o tema continuará na pauta das ações do município, segundo o secretário adjunto da Saúde, Luiz Octavio Martins Mendonça. “A Secretaria da Saúde seguirá com o planejamento de ações para discutir o tema e incentivar as unidades da rede básica, de atenção psicossocial e de urgência e emergência a acolherem e a falarem sobre o suicídio e as violências autoprovocadas. Continuaremos com esse debate, com a capacitação das equipes, porque a prevenção ao suicídio é uma política de saúde pública que deve ser mantida durante todo o ano”, avalia.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!