MEDO DE CALOTE | Funcionários demitidos da Saúde de Canoas estão com medo de não receber rescisão

Prefeitura deve apresentar cronograma de pagamento até o final de janeiro

Receba as notícias de Agência GBC no WhatsApp

Mais de 3,5 mil profissionais da saúde de Canoas, vinculados ao Grupo de Apoio à Medicina Preventiva (GAMP), serão demitidos até o dia 27 de janeiro. Porém, muitos deles, de forma anônima tem procurado a reportagem de Agência GBC com o mesmo medo em comum: de levar calote e não ganhar as verbas rescisórias.

De acordo com o Sindicato dos Profissionais em Saúde (Sindisaúde-RS), a Prefeitura disse em reunião que não tem dinheiro para pagar as verbas rescisórias que chegam a R$ 100 milhões. Para resolver o problema, entidade e Executivo solicitaram mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

No encontro, ficou definido que a prefeitura deverá apresentar o cronograma de pagamento das verbas rescisórias, que incluem férias proporcionais, 13º proporcional e multa de 40% do FGTS. Além disso, também precisará explicar como será administrada a situação dos trabalhadores que têm estabilidade no emprego. Uma nova reunião foi agendada para 28 de janeiro.

Além disso, ficou combinado que o município incluirá nos editais que as próximas entidades parceiras deverão priorizar a recontratação dos profissionais despedidos.

Porque os profissionais serão demitidos?

A justificativa para as demissões, de acordo com a Prefeitura, é o término do contrato com o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp) – que faz a gestão, com intervenção do Executivo –. Para realizar o serviço, foram contratadas empresas emergenciais por seis meses (veja lista abaixo).

Quem assume

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO – Fundação Educacional Alto Médio São Francisco (Funam)

HOSPITAL DE PRONTO SOCORRO – Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Aceni)

UPAs – Associação de Gestão e Execução de Serviços Públicos e Sociais (Biogesp)

CAPS – Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde)

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!