Criminoso Ă© preso roubando fios em Canoas

SĂł ano passado, mais de 10 pessoas foram presas por furto de fios, caboas material eletrĂŽnicos e outros

Siga a AgĂȘncia GBC no Instagram

Em patrulhamento no Bairro Centro, na tarde de quinta-feira (10), a Guarda Municipal de Canoas realizou a prisĂŁo em flagrante de um homem que invadiu um prĂ©dio comercial, no Centro da Cidade, para roubar fios e outros materiais. O indivĂ­duo possui outras 11 passagens policiais por furto qualificado, roubo a pedestre, resistĂȘncia, lesĂŁo corporal e trĂĄfico. A denĂșncia foi feita por dois funcionĂĄrios do estabelecimento comercial, localizado na Avenida GetĂșlio Vargas.

ApĂłs a denĂșncia, os guardas municipais encontraram o indivĂ­duo ainda no forro, cortando os fios. O homem tentou fugir, mas foi alcançado e imobilizado pela guarnição, conforme relatou o diretor da Guarda Municipal, Eder Martini. Depois da abordagem dos guardas, o indivĂ­duo, que jĂĄ esteve preso e estava em liberdade, foi levado para a UPA BoqueirĂŁo e apresentado na Delegacia Policial de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA) com fios e o material eletrĂŽnico, objetos do furto, juntamente com as ferramentas utilizadas, onde foi lavrada a ocorrĂȘncia como Flagrante de Furto Qualificado e ficando a disposição da Justiça.

No ano passado, a Guarda Municipal de Canoas efetuou a prisĂŁo de 11 indivĂ­duos por furtos de fios, cabos, material eletrĂŽnico e outros, tanto em estabelecimentos pĂșblicos quanto privados. Em dezembro, conforme balanço da Secretaria Municipal de Segurança PĂșblica, foi registrada a redução de 11,8% nos registros de furto de fios e cabos em relação ao mesmo perĂ­odo de 2020.

O secretĂĄrio municipal de Segurança PĂșblica, delegado Emerson Wendt, lembra que em maio do ano passado foi deflagrada a Operação Deu Curto, com o objetivo de combater e repreender crimes patrimoniais de furtos de cabos e fios. A operação, realizada de forma integrada pelas forças policiais, teve como origem a grande demanda de ocorrĂȘncias e procedimentos policiais relativos a esses materiais, que sĂŁo receptados por ferros velhos, locais de reciclagem e outros estabelecimentos.

“A integração das informaçÔes de inteligĂȘncia foi essencial para a organização e a deflagração da operação. Esse trabalho conjunto entre as forças de segurança, nĂŁo apenas na parte ostensiva, mas tambĂ©m de qualificação dos dados Ă© fundamental para a resolução de problemas e para o enfrentar a criminalidade”, salienta Wendt.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!