Siga a Agência GBC no Instagram
Moradores de Esteio convivem a cada temporal com medo. As enchentes de 2013 e 2015 ainda seguem na lembrança. Mesmo sem a água acumulada nas ruas, eles precisam conviver com os estragos causados a cada chuva forte.
De acordo com levantamento feito pela Defesa Civil, 60 árvores e 15 postes caíram. Mais de 115 casas foram destelhadas. Diversos moradores dos bairros Primavera, Três Marias e São Sebastião, mandaram mensagens para a reportagem de Agência GBC relatando os problemas causados pela chuva e o transtorno de seguir sem energia elétrica mais de 12 horas após a chuva. “Está estragando toda a minha comida na geladeira. Vou fazer o que agora?”, relata uma leitora. Conforme a RGE, mis de 180 mil moradores de toda a região estão sem energia elétrica e não há previsão para que o serviço seja totalmente reestabelecido.
Os ventos na cidade chegaram a mais de 80km/h. Além dos prejuízos em residências, prédios comerciais e escolas também foram afetados. No Centro parte da galeria Center Esteio foi destelhada. O seminário Claretiano, teve parte das ruínas da estrutura derrubadas pelo vento.
Não foram só estragos
O prejuízo em Esteio não é só material. No bairro Primavera, duas casas desabaram e três pessoas ficaram feridas.