CANOAS | A história do agente de trânsito que perdeu a filha de 12 anos em um acidente

Prefeitura de Canoas promove este mês ações de conscientização no trânsito.

O mês de maio é marcado pela campanha internacional “Maio Amarelo”, que busca conscientizar as pessoas para a importância do respeito no trânsito como forma de evitar o alto índice de mortes e acidentes todos os anos. Apenas no Brasil, em 2021, foram 11.647 mortes no trânsito. O número de acidentes, no mesmo período, foi de 632.764 registros – o equivalente a 72 incidentes por hora no país.

Por isso, a Prefeitura de Canoas está realizando neste mês uma série de ações para conscientizar os canoenses sobre o tema: blitz educativas, exposição de carros acidentados, seminários e pinturas de laços amarelos em locais onde pessoas perderam a vida após um acidente.

Marcos Irian Machado Carus, 57 anos, é alguém que há muito tempo trabalha o tema do Maio Amarelo e, ao mesmo tempo, entende a dor de quem perde um familiar em um acidente de trânsito. Carus é agente de trânsito da Prefeitura de Canoas há 14 anos e, desde 2002, dá palestras sobre cuidados necessários para um trânsito mais seguro. “Já fui motorista de ônibus, gosto de dirigir e esse tema sempre chamou a minha atenção, sempre gostei”, afirma.

Ele é chamado por diversas empresas para palestrar de forma voluntária e contar sobre a sua experiência, tanto profissional, como agente de trânsito, como pessoal, após a perda da filha, Mayara, vítima de um acidente ocorrido em 15 de dezembro de 2006.

Mayara, de apenas 12 anos, foi atravessar a rua para encontrar sua amiga, quando um carro em alta velocidade a atropelou, no município de Guaíba. A jovem faleceu em seguida em virtude dos ferimentos. “Por ironia do destino, o filho do homem que a atropelou era amigo da minha filha e jogava bola com ela. Ele não conseguia dormir mais depois pela culpa que sentia. Foi muito triste para todos”, conta.

Apesar da tristeza pela perda da filha, Carus não deixou de realizar suas palestras e ainda intensificou suas ações para poder conscientizar o máximo de pessoas sobre os cuidados no trânsito. “Continuar conversando com as pessoas, tocando seus corações, é uma das coisas que mais me dão forças. Gosto de acreditar que cada palestra minha está salvando a vida de alguém por aí”, afirma.

Segundo Carus, o excesso de velocidade e a falta de atenção são os grandes vilões dos acidentes de trânsito e deixa um recado. “Se as pessoas andassem mais devagar e com mais atenção, isso evitaria muitos acidentes e mortes. E é um sofrimento que dura pro resto da vida. E quando alguém morre, não é apenas o pai e a mãe que perdem, mas é toda a família, os amigos e colegas. Por isso, muita atenção sempre, pois depois não há como voltar atrás e nem devolver a vida de ninguém”, conclui.

Maio Amarelo

Até o final deste mês, diversas ações seguirão acontecendo em Canoas. Uma delas é a pintura de laços amarelos em locais onde houve vítimas fatais no trânsito. Ao todo, serão 22 laços pintados em ruas e avenidas dos bairros Guajuviras, Rio Branco, Niterói, Estância Velha, Harmonia, Mathias Velho e Marechal Rondon. 

Além disso, na próxima segunda-feira, dia 23 de maio, vai acontecer a 2ª edição do Pedal com a Prefa, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer com apoio da Secretaria de Transportes e Mobilidade. O evento será especial sobre o Maio Amarelo e terá início às 20h, em frente à sede da Prefeitura de Canoas (Rua 15 de janeiro, 11, Centro). Todos podem participar usando a cor amarela e não há a necessidade de inscrições ou qualquer tipo de pagamento.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!