Siga a Agência GBC no Instagram
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, por unanimidade, a compra do Grupo BIG pelo Carrefour. A negociação passa dos R$ 7,5 bilhões.
O Grupo BIG tem 387 lojas e 41 mil funcionários. Ele possui lojas em 19 Estados brasileiros e registrou R$ 24,9 bilhões em vendas brutas em 2020. Só no Rio Grande do Sul são 133 unidades das bandeiras BIG, Nacional, Maxxi, TodoDia e Sam’s Club.
A aprovação foi condicionada a venda de algumas unidades gaúchas para evitar, segundo o Cade, a “alienação de operações para mitigar problemas de concentração excessiva.” Unidades de Gravataí, Viamão e Santa Maria, deverão ser vendidas para concorrentes.
Mudanças
Nos próximos dias, de acordo com a empresa, começam as mudanças. A bandeira BIG será extinta o Carrefour informa que os hipermercados serão convertidos para as bandeiras Carrefour mesmo, Atacadão ou Sam’s Club. Essa escolha dependerá da localização e do potencial do modelo de negócio de cada unidade.
O Maxxi Atacado vai se tornar Atacadão em cidades onde não há unidades com essa bandeira.
Já o Nacional, tradicional supermercado gaúcho, deverá ser mantido sem alterações. Porém, a marca deve ter acrescentados elementos da marca Carrefour, como o “C” do logotipo. O mesmo deve ocorrer com o Super Bom preço, que é forte no Nordeste.