Governo confirma caso suspeito da varĂ­ola do macaco no Rio Grande do Sul

O paciente segue em monitoramento e isolado na casa de familiares

Siga a AgĂȘncia GBC no Instagram

A Secretaria de SaĂșde do Rio Grande do Sul (SES-RS) confirmou que hĂĄ um caso suspeito da varĂ­ola do macaco que Ă© chamada de monkeypox. O paciente, Ă© um morador de Portugal que estĂĄ em Porto Alegre.

Segundo a pasta, o homem procurou atendimento médico nos dias 19 e 23 de maio. Ele contou que desconhece ter tido contato com pessoas em Portugal que sejam casos confirmados ou suspeitos e relatou melhora parcial nos sintomas. O paciente segue em monitoramento e isolado na casa de familiares.

Protocolos

Conforme a SES, para ser considerado suspeito, o caso precisa ser de um indivĂ­duo que, a partir de 15 de março deste ano, apresente inĂ­cio sĂșbito de febre, adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço) e erupção cutĂąnea aguda do tipo papulovesicular de progressĂŁo uniforme e que apresente um ou mais dos seguintes sinais ou sintomas: dor nas costas, astenia (perda ou diminuição da força fĂ­sica) e cefaleia (dor de cabeça).

As suspeitas quando identificadas ainda seguem uma investigação no intuito de descartar as doenças que se enquadram como diagnóstico diferencial, como a própria varicela (catapora), sarampo, dengue, zika, chikungunya, herpes zoster, herpes simples, infecçÔes bacterianas de pele, sífilis, reaçÔes alérgicas, entre outras.

Quem Ă© suspeito de estar infectado tem coletadas amostras de material vesicular (secreção da vesĂ­cula), crosta (lesĂŁo da pele), sangue, urina e secreçÔes do nariz e boca. O laboratĂłrio de referĂȘncia Ă© o Instituto Adolfo Lutz, de SĂŁo Paulo.

O que Ă© o vĂ­rus

O monkeypox virus, embora seja conhecido por causar a “varĂ­ola do macaco” ou “varĂ­ola sĂ­mia”, Ă© um vĂ­rus que infecta roedores na África, e macacos sĂŁo provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o homem. A infecção tem sintomas bem similares Ă  varĂ­ola humana, porĂ©m com baixas taxas de transmissĂŁo e de letalidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!