ELEIÇÕES 2022 | Leite deve se candidatar ao Governo do RS

Algumas lideranças acreditam que o ex-prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, pode ser o candidato o vice.

O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) convocou uma coletiva para a próxima segunda-feira (13). A expectativa de jornalistas, empresários e correligionários é de que ele anuncie sua candidatura para retornar ao Governo do Estado, posto que ele renunciou em março deste ano.

A coletiva ocorre após reunião da executiva do partido, na sede do PSDB, em Porto Alegre, e deve mudar o cenário atual. Hoje, o candidato ao posto tucano é Ranolfo Vieira Jr, atual governador do estado. Mas quem está liderando as pesquisas é o bolsonarista Onyx Lorenzoni (PL). Entretanto, Leite aparece na frente em todas as pesquisas eleitorais que o consideravam como candidato.

O que impede o anúncio, até o momento, são negociações de apoio do MDB, que tem como pré-candidato o deputado estadual Gabriel Souza. O acordo, ainda não firmado, é que o MDB componha como vice de Leite para que o PSDB abra mão da candidatura nacional e fique de vice da senadora Simone Tebet, pré-candidata do MDB à Presidência da República.

Já nesta sexta-feira (10) Leite voltou a participar de eventos oficiais. Desta vez foi na assinatura da ordem de início da duplicação da RS-734, na cidade de Rio Grande. As articulações não param: ao lado de Leite e Ranolfo estava o presidente estadual do MDB, prefeito Fábio Branco.

Quem também é cotado para concorrer a vice-governador na próxima eleição é o ex-prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato (União Brasil). Ele foi convidado por Onyx para assumir o posto, mas tudo indica que deve recusar. O presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, chefo a ameaçar rompimento com os tucanos em todos os estados, mas isso não assusta no RS.

Busato é presidente estadual da sigla e recebeu promessa de autonomia. Nos bastidores, algumas lideranças acreditam que, na ausência do MDB, Busato será o vice de Eduardo Leite.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!