EM CANOAS | Substância vaza de refinaria e atinge três bairros

Moradores da São José acordaram com um pó branco em seus veículos e reclamaram de barulhos e estrondos fortes na Refap, na madrugada deste domingo (19),

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria de Meio Ambiente, informou que está apurando o caso do material vazado pela empresa Refinaria Alberto Pasqualini (Refap).

Conforme nota divulgada na tarde de hoje, a empresa afirma que “houve escape pontual de catalisador, durante um procedimento operacional, em uma das unidades da Refap que está em processo de partida. A substância que foi emitida no ar não é tóxica e já foi contida.”

Alguns bairros como Ozanam, Parque Universitário e São José foram mais afetados com o vazamento. Diversas residências e veículos amanheceram cobertos pelo material, uma espécie de pó branco, cujo material ainda é desconhecido.

Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente já estão em constante contato com a Fepam, responsável por atuar neste tipo de caso, para identificar o material vazado e criar soluções rápidas e eficazes para o caso, visando sempre proteger a saúde das pessoas e amenizar possíveis danos ambientais.

Tão logo haver novas informações, nova nota será divulgada, esclarecendo sobre o material e demais dúvidas da comunidade. 

Abaixo a nota oficial da Petrobras, responsável pela Refap:

“A Petrobras informa que houve escape pontual de catalisador, durante um procedimento operacional, em uma das unidades da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), que está em processo de partida. A substância que foi emitida no ar não é tóxica e já foi contida. 

A Petrobras notificou o órgão ambiental competente e os grupos de moradores, e está providenciando a limpeza das proximidades. Não houve impacto à produção das demais unidades da refinaria”.

Fonte: Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!