ELEIÇÕES 2022 | PT quer o apoio de Nedy, Prefeito de Canoas, para o Governo do Estado

Pré-candidato do Avante à Presidência estará em Canoas no início de julho.

Por Bruno Lara

O pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Governo do Rio Grande do Sul, Deputado Estadual Edegar Pretto, almoçou nesta terça-feira (21) em Canoas, junto com o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques (Avante). A conversa foi para que a sigla apoie Pretto nas próximas eleições.

O encontro, na tradicional Churrascaria Vitória, teve a presença de personagens importantes na política da cidade, como o ex-deputado estadual Nelsino Metalúrgico (PT), o ex-vereador Paulo Ritter (PT), o vereador Márcio Freitas (Avante) e o pré-candidato a Deputado Federal Anderson Dornelles (Avante).

Nedy é presidente do partido em Canoas e vice-presidente estadual. “Nos chamaram para conversar e o fizemos, naturalmente, como fazemos com todos aqueles que querem conversar conosco”, pondera. Segundo ele, o foco da reunião foi o pedido de apoio para 2022, mas sem a preocupação de ocupar um lugar como vice na chapa. No município, o foco está nas duas candidaturas para o Legislativo: Márcio Freitas para Deputado Estadual e Anderson Dornelles para Deputado Federal.

Ao mesmo tempo, o PT também busca uma aproximação no cenário nacional. Nedy é tido como um político habilidoso e capaz de fazer a ponte necessária para juntar os interesses com o partido de Centro. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é pré-candidato à Presidência e ocupa o primeiro lugar em todas as pesquisas. Mas o Avante também está na disputa com o Deputado Federal André Janones, que estará na cidade no próximo dia 4 de junlho em evento, no CTG Raízes da Tradição.

Canoas como fiél da balança

A cidade tem movimentado o cenário para as próximas eleições no estado. Quem também é cotado para ser candidato a vice na chapa do ex-governador Eduardo Leite (PSDB) é o ex-prefeito de Canoas Luiz Carlos Busato (União Brasil). O partido pretende definir até o fim deste mês o rumo do partido na eleição majoritária. Durante reunião na terça-feira (07), porém, a Executiva Estadual não descartou candidaturas próprias ao governo e ao senado. Lideranças do MDB estão convencidas de que a candidatura do deputado Gabriel Souza está mantida e que o anúncio de Leite só deixa o partido “mais unido do que nunca”.

Um embate entre o vereador de Canoas Jefferson Otto (PSD) e Busato (União Brasil) dominou os bastidores da cidade na quarta-feira (15). A discussão foi no programa Esfera Pública, da Rádio Guaiba, comandado pela jornalista Taline Optiz.

Dizendo que falava em nome de muitos parlamentares e lideranças, mas sem citar nomes, Otto disse que estava “mandando um recado” para a política estadual e para o pré-candidato a Governador do Estado Eduardo Leite (PSDB). “Se quiser comprar uma guerra com Canoas, com diversas lideranças, que coloque (como o vice) o ex-prefeito Busato. Pode ter certeza que ele terá enormes dificuldades de transitar em nossa cidade politicamente”, afirma.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!