DENTRO DA CADEIA | Mais de 300 presas estão tomando banho frio

As detentas da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba estão tomando banho frio desde maio. mesmo nos dias mais frios dos meses de junho. Segundo relatos, o sistema de aquecimento está com problemas. O descaso foi notado, principalmente, pela demora de resolver o problema.

Segundo o 1º Juizado da 2ª Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre, as queixas foram feitas em 13 de maio e 20 de junho.

A caldeira da Penitenciária está sob risco de explosão. O problema ainda não foi solucionado. As 362 mulheres que estão lá, estão tomando banho congelante.

Laudos enviados pela direção da prisão ao juiz indicam que há problemas no reservatório de água e na geradora de água quente.

Segundo a diretora, no dia 26 de maio de 2022, a PEFG (Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba) recebeu a visita técnica de servidores do DEAPS/SJPSP, para dar andamento ao processo de manutenção da Geradora de Água quente e Reservatório de água. Coube à direção desta penitenciária providenciar orçamentos atualizados, para acostar ao relatório produzido pelos mesmos.


O que diz a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe):

A Superintendência dos Serviços Penitenciários, Susepe, informa que instruiu o processo emergencial para a manutenção da caldeira no dia 21 de junho deste ano. Além disso, está em tramitação processo para reestruturação do reservatório de água e licitatório de manutenção mensal. O problema ocasiona oscilações no aquecimento da água na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!