EM CANOAS | Hospital abre leitos pediátricos para pacientes com problemas respiratórios

Siga a Agência GBC no Instagram.

Até o final da manhã desta quarta-feira (13), o Hospital Universitário de Canoas (HU) registrava o atendimento de oito pacientes, a maioria casos respiratórios, nos leitos de retaguarda pediátrica que foram reabertos na terça-feira(12). Desde ontem, o complexo de saúde retomou o funcionamento de 15 leitos de retaguarda e 1 leito para isolamento, que são exclusivos para usuários encaminhados pelas UPAs Boqueirão e Rio Branco, HPS de Canoas, Centro de Atenção à Saúde da Criança de Canoas e município de Nova Santa Rita.

“Com abertura dos leitos de retaguarda já foi possível atender as UPAS e HPS, por exemplo, com a transferência de pacientes que necessitavam de um suporte principalmente na área respiratória”, destaca o diretor técnico e pediatra do HU, Paulo Nader. Ele lembra que a reabertura da Emergência Pediátrica do HU, que estava fechada, temporariamente, desde 6 de junho, acontece de forma gradual. “Neste primeiro momento, iniciamos o serviço dos leitos de retaguarda e, posteriormente, em uma segunda etapa de contratação de médicos especialistas, vamos conseguir reabrir o pronto atendimento pediátrico”, explica Nader.

Os leitos de retaguarda, localizados na Emergência Pediátrica, visam atender os pacientes com quadros clínicos de média complexidade, geralmente de curta permanência. Com a reabertura dos leitos de retaguarda pediátrica do HU será possível diminuir o número de pacientes em observação nas UPAs, desafogando o sistema e garantindo melhores condições e conforto para os pacientes.

A retaguarda pediátrica do HU ganhou nova pintura, adesivagem, iluminação revitalizada, reparos nas portas e outras pequenas melhorias. O espaço, localizado no andar térreo do complexo de saúde canoense, conta com três consultórios para atendimento médico, sendo um deles multiprofissional, uma sala de procedimentos, uma sala de espera e três salas de internação. O serviço de pronto atendimento deve ser retomado em outro momento.

Além dos 15 leitos de retaguarda pediátrica e 1 leito de isolamento, o Hospital Universitário de Canoas (HU) oferece 36 leitos de Internação Pediátrica; 30 leitos de UTI Neonatal, 5 leitos de enfermaria canguru e 10 leitos de UTI Pediátrica. Ou seja, com esse acréscimo de leitos de retaguarda, o Hospital Universitário conta com 97 leitos para o público infantil.

FONTE: Comunicação HU / Prefeitura de Canoas

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!