Criminosos deixam mais de 150 crianças sem aula em Canoas

A Secretaria da Educação está buscando o restabelecimento da fiação, dos disjuntores e, também, dos alimentos que foram furtados

Siga a Agência GBC no Instagram

A Escola Municipal de Educação Infantil Ledevino Piccinini, localizada no bairro Fátima, em Canoas, amanheceu completamente às escuras na última segunda-feira (08). A instituição foi alvo de furto de fios de toda a rede elétrica. O crime ocorreu na manhã de domingo e afetou o atendimento da unidade. Pelo menos 170 alunos foram dispensados.

A Secretaria da Educação está buscando o restabelecimento da fiação, dos disjuntores e, também, dos alimentos que foram furtados. As equipes de manutenção estão realizando uma força-tarefa para que o episódio não comprometa mais os dias letivos.

A diretora da escola, Renata Silva dos Santos, pede a sensibilização e o apoio da vizinhança para contribuir com a vigilância e a preservação da escola, visto que os maiores prejudicados são as crianças da própria comunidade. “Toda a nossa rede elétrica foi furtada. Não entraram nas salas de aula nem na secretaria, mas alimentos como carne, café, azeite, não sobraram nada. Não temos como atender as crianças,até que tudo seja restabelecido, infelizmente prejudica muito às famílias”, lembra.

O furto

Ainda no domingo pela manhã, quando a Guarda Municipal chegou na escola para fazer uma ronda de rotina, detectou que estava com a grade de proteção danificada e os fios que fazem a ligação do poste para a unidade arrebentados.

Segundo a secretária da Educação, Beth Colombo, o dispositivo de segurança instalado na unidade não foi suficiente para coibir a ação dos criminosos. “Em ações como essa, os principais prejudicados são os nossos alunos que ficam sem aulas. Estamos trabalhando para normalizar o serviço, o mais rápido possível. Também estamos atualizando o nosso sistema de alarmes para que quando não houver energia o alarme dispare”, destacou.

A Guarda Municipal de Canoas irá reforçar ainda mais o patrulhamento nas imediações da unidade, e a SME estuda a adoção de outras medidas para dificultar a ação dos bandidos. “Estamos fazendo o levantamento de todas as nossas escolas para interligar nossos alarmes de movimentação, direto ao canal da GM. Assim, o atendimento será mais rápido e efetivo, quem sabe dificulte a ação desses criminosos”, enfatizou Beth.

Temporariamente, um vigilante da Guarda Municipal fará a segurança do local, até o total restabelecimento da segurança do prédio da EMEI. A secretaria orienta a comunidade para que, em caso de movimentação suspeita, acione a Guarda Municipal imediatamente pelo 153.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!