CANOAS | Escolas afetadas por temporal recebem limpeza e consertos para o retorno das aulas

Engenheiros do Escritório de Projetos realizaram uma vistoria nas instituições mais afetadas pelo temporal.

Após Canoas ser atingida por um forte temporal no início da semana, seis escolas municipais precisaram retomar o ensino remoto. Isso porque, com os ventos que ultrapassaram os 120 km/h, muitas estruturas físicas foram danificadas, telhados foram arrancados por inteiro, muros caíram e as escolas precisaram passar por um vasto serviço de limpeza e manutenção.

Nesta sexta-feira (19), engenheiros do Escritório de Projetos realizaram uma vistoria nas instituições mais afetadas pelo temporal. Das seis unidades, três vão precisar de um tempo a mais para o reestabelecimento total. “Desde o dia seguinte ao temporal, que conseguimos mensurar o tamanho do estrago, já solicitamos a empresa prestadora de serviços de manutenção da Secretaria da Educação que empenhasse todos os esforços nessas escolas, para que elas voltem a receber os alunos com segurança o mais rápido possível”, frisou a secretária do Escritório de Projetos, Joceane Gasparetto.

As escolas de Ensino Fundamental Irmão Pedro, no bairro Estância Velha, Edgar Fontoura, no bairro Marechal Rondon, e Guajuviras, tiveram grande parte dos telhados danificados por árvores de grande porte que foram arrancadas com a força dos ventos. Ao longo de toda a semana, portanto, os alunos receberam atividades didáticas de forma online, e devem voltar de forma presencial na terça-feira (23).

Já as escolas municipais Erna Würth, Terezinha Tergolina e Governador Walter Peracchi Barcellos voltam a receber os alunos já na segunda-feira (22).

Conforme a secretária adjunta da Educação, Érida Amaral, foi montada uma força-tarefa para priorizar e resolver a parte dos telhados, rede elétrica, remoção de galhos e árvores. “Nestas seis escolas, que foram classificadas com maior risco e urgência de manutenção, nós empenhamos todos os esforços para que elas pudessem receber os estudantes já início da próxima semana. Infelizmente, nem todos os problemas puderam ser resolvidos porque demandavam mais, por isso algumas precisarão de mais tempo. Mas vamos adaptar para que nenhum aluno seja prejudicado”, lembrou.

SITUAÇÃO DAS ESCOLAS:

– EMEF IRMÃO PEDRO: Passará por nova avaliação na segunda-feira (22). Expectativa é o retorno presencial dos alunos já na terça-feira (23). Um dos prédios será isolado para dar continuidade às obras e reparos necessários.

– EMEF Guajuviras: Passará por nova avaliação na segunda-feira (22). Expectativa é o retorno presencial dos alunos já na terça-feira (23). As salas administrativas, que foram os locais mais atingidos, serão isoladas para dar continuidade a manutenção.

– EMEF EDGAR FONTOURA: Retorna às aulas na terça-feira (23).

– EMEF RONDÔNIA: Retorna às aulas na segunda-feira (22).

– EMEF ERNA WURTH: Retorna as aulas na segunda-feira (22).

– EMEI TERGOLINA: Retorna as aulas na segunda-feira (22).

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!