O site Metroples publicou na manhã desta quinta-feira, 25, a levantamento de intenções de voto da Paraná Pesquisas feita para governador do Estado. Eis os números:
Pesquisa eleitoral feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta quinta-feira (25/8), mostra que Eduardo Leite (PSDB) lidera a disputa ao governo do Rio Grande do Sul. O atual governador do estado gaúcho tem 31,6% das intenções de voto. Em segundo lugar, o ex-ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni figura com 25,1%.
Na sequência, aparecem Edegar Pretto (PT), com 8,9%; e Luis Carlos Heinze (PP), com 6,9%. Vieira da Cunha (PDT), Argenta (PSC) e Vicente Bogo (PSDB) estão tecnicamente empatados com 2,2%, 1,2% e 1,1%, respectivamente. Os demais candidatos não alcançaram 1%.
Brancos e nulos somam 10,1%, e os que não sabem/não responderam, 9,8% . Esse é o cenário estimulado, quando os nomes são apresentados ao eleitor.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º RS-04665/2022 e escutou, de maneira presencial, 1.540 eleitores, em 60 municípios do estado, entre os dias 20 e 24 de agosto de 2022. A margem de erro é de e 2,5 pontos percentuais e tem 95,0% de confiança.
Comento.
O resultado está dentro do esperado: Leite é o favorito para ir ao segundo turno contra um candidato do bolsonarismo ou do lulismo – os protagonistas da eleição nacional. Até o momento, e é possível se mantenha assim até 2 de outubro, Onyx Lorenzoni é o adversário do tucano e não Edegar Pretto, do PT.
O plano de Leite, diga-se, era esse mesmo: ir ao segundo turno contra um ‘candidato dos extremos’, por assim dizer. Pés fincados ao Centro, imagina obter o apoio e os votos do que ficar de fora – o que daria a ele a eleição em 30 de outubro.
Resta vermos: campanha de Lula vai crescer e o ex-presidente tem um apoio consolidado nas camadas mais populares do eleitorado, notadamente quem ganha mesmo. Até que ponto isso deve alavancar Edegar Pretto? Cedo para dizer: talvez não seja suficiente para vermos o PT no segundo turno.