Candidato de Busato e JJ lidera pesquisa no RS; bolsonarista vem em segundo

Levantamento da ParanĂĄ Pesquisas foi publicado na manhĂŁ desta quinta-feira, 25, pelo site Metroples

O site Metroples publicou na manhĂŁ desta quinta-feira, 25, a levantamento de intençÔes de voto da ParanĂĄ Pesquisas feita para governador do Estado. Eis os nĂșmeros:

Pesquisa eleitoral feita pelo Instituto ParanĂĄ Pesquisas, divulgada nesta quinta-feira (25/8), mostra que Eduardo Leite (PSDB) lidera a disputa ao governo do Rio Grande do Sul. O atual governador do estado gaĂșcho tem 31,6% das intençÔes de voto. Em segundo lugar, o ex-ministro do Trabalho e PrevidĂȘncia Onyx Lorenzoni figura com 25,1%.

Na sequĂȘncia, aparecem Edegar Pretto (PT), com 8,9%; e Luis Carlos Heinze (PP), com 6,9%. Vieira da Cunha (PDT), Argenta (PSC) e Vicente Bogo (PSDB) estĂŁo tecnicamente empatados com 2,2%, 1,2% e 1,1%, respectivamente. Os demais candidatos nĂŁo alcançaram 1%.

Brancos e nulos somam 10,1%, e os que nĂŁo sabem/nĂŁo responderam, 9,8% . Esse Ă© o cenĂĄrio estimulado, quando os nomes sĂŁo apresentados ao eleitor.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.Âș RS-04665/2022 e escutou, de maneira presencial, 1.540 eleitores, em 60 municĂ­pios do estado, entre os dias 20 e 24 de agosto de 2022. A margem de erro Ă© de e 2,5 pontos percentuais e tem 95,0% de confiança.

Comento.

O resultado estĂĄ dentro do esperado: Leite Ă© o favorito para ir ao segundo turno contra um candidato do bolsonarismo ou do lulismo – os protagonistas da eleição nacional. AtĂ© o momento, e Ă© possĂ­vel se mantenha assim atĂ© 2 de outubro, Onyx Lorenzoni Ă© o adversĂĄrio do tucano e nĂŁo Edegar Pretto, do PT.

O plano de Leite, diga-se, era esse mesmo: ir ao segundo turno contra um ‘candidato dos extremos’, por assim dizer. PĂ©s fincados ao Centro, imagina obter o apoio e os votos do que ficar de fora – o que daria a ele a eleição em 30 de outubro.

Resta vermos: campanha de Lula vai crescer e o ex-presidente tem um apoio consolidado nas camadas mais populares do eleitorado, notadamente quem ganha mesmo. Até que ponto isso deve alavancar Edegar Pretto? Cedo para dizer: talvez não seja suficiente para vermos o PT no segundo turno.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!