Brigada Militar acusa policiais de matarem e esconderem corpo de jovem de 18 anos

Eles foram indiciados por trĂȘs crimes

Siga a AgĂȘncia GBC no Instagram

A Corregedoria da Brigada Militar indiciou na tarde desta segunda-feira (29) os trĂȘs policiais envolvidos na morte de Gabriel Marques Cavalheiro de 18 anos. O crime aconteceu em SĂŁo Gabriel, na Fronteira Oeste. Eles vĂŁo responder por homicĂ­dio qualificado, ocultação de cadĂĄver e falsidade ideolĂłgica (leia mais abaixo).

O indiciamento acontece apĂłs o Instituto Geral de PerĂ­cias (IGP) concluir a necropsia do corpo. O laudo divulgado durante coletiva de imprensa da Secretaria de Segurança PĂșblica (SSP) aponta que o jovem morreu em decorrĂȘncia de hemorragia interna causada por um objeto contundente.

De acordo com a Polícia Civil, que também investiga o caso, a conclusão do IGP ajuda a confirmar o depoimento de duas testemunhas. Elas contaram que o jovem foi espancado pelos policiais com cassetetes e levou socos, antes de ser algemado e colocado dentro da viatura.

Indiciamento

Segundo a Corregedoria, o homicĂ­dio foi considerado quadruplamente qualificado por motivo fĂștil, com emprego de tortura e recursos que impossibilitaram a defesa da vĂ­tima (uso de algemas) e por prevalecimento dos agentes em sua situação de serviço. Podendo pegar de 12 a 30 anos de prisĂŁo pelo crime, os trĂȘs serĂŁo julgados pela Justiça Criminal comum.

Jå por falsidade ideológica e ocultação de cadåver os PMs responderão para a Justiça Militar.

Além dos processos, o trio serå submetido a processo administrativo que pode resultar em exoneração. Caso eles sejam excluídos da corporação, terão perda de salårios e, inclusive, do direito de permaneceram em presídio militar.

Procuradas, as defesas dos acusados nĂŁo atenderam as ligaçÔes da reportagem de AgĂȘncia GBC.

Relembre o caso

Gabriel estava desaparecido desde o dia 13 de agosto. O corpo foi encontrado no dia 19 em um açude na localidade de Lava Pés, no interior do município.

O jovem foi visto pela Ășltima vez sendo algemado e conduzido para a viatura da Brigada Militar (BM). Na ocasiĂŁo, os policiais informaram que largaram Gabriel prĂłximo ao açude, ileso.

Morador de Guaíba, na Região Metropolitana, o jovem estava na Fronteira Oeste para prestar o serviço militar.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!