RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CASO JJ | Vídeo renova esperança entre jairistas de vê-lo prefeito de novo; a defesa e a espera

Visivelmente mais magro, prefeito comunica pelas redes sociais que já entregou sua defesa à denúncia do MP desmontando a 'tese número 1' do MP

Já está nas mãos da Justiça a defesa de Jairo Jorge sobre as acusações que o Ministério Público gaúcho lhe imputou a partir das investigações da Operação Copa Livre – aquela que, em março, veio como um vendaval ou microexplosão climática na política de Canoas. Afastado do governo desde então, o prefeito tem se comunicado através de vídeos gravados e só deu uma entrevista à Rádio Gaúcha, em maio. O comunicado mais recente, publicado na manhã desta quinta-feira, 1º, conta sobre a defesa e semeia nova esperança no povo jairista de que, dessa vez, ele volte ao paço para cumprir o mandato ao qual foi eleito.

Em 4m50seg, visivelmente mais magro, Jairo fala de sua defesa. E refuta, novamente, o principal pilar da acusação do MP: a de que ele teria acertado o recebimento de propina em Barueri, São Paulo, em 25 de setembro de 2020 para, mais adiante, facilitar a vida de empresas que tinham interesses em licitações na cidade. Um relatório feito pelo próprio MP com base nas informações de uso do celular de JJ naquele dia aponta que ele não teve contato com antenas de fora do Rio Grande do Sul e, portanto, não saiu do Estado.

Vale dizer: a defesa de Jairo não afirma que não houve um grande esquema para corromper licitações na Prefeitura de Canoas, mas tira o prefeito de dentro do principal elemento de acusação. Sem a participação dele na tal reunião que combinou o esquema, como responsabilizá-lo pela suposta fraude?

LEIA TAMBÉM
CANOAS | 30 dias decisivos: as chances de voltar, prós e contras do caso JJ

Politicamente, o vídeo chega em um momento que o grupo político ligado ao prefeito está em contagem regressiva pelo dia 27 de setembro, quando expira o prazo de 180 dias de afastamento determinado pela justiça em março. A esperança de que Jairo volte ao paço para cumprir o mandato que a urna lhe deu, em 2020, segue viva – apesar do próximo movimento, que deve ser do MP.

Esta semana, o Ministério Público ouviu outras testemunhas sobre o que pode ser uma nova denúncia a partir dos desdobramentos do que a Copa Livre investigou. Oficialmente, nada é confirmado, mas já é esperada que o contrato da Aceni, que venceu o processo de contratação emergencial para gestão do Hospital Universitário, seja objeto de uma ação do MP. Os promotores devem pedir, ainda, a prorrogação do afastamento pelo período em que as investigações perdurarem.

Com os dois elementos na mão – o pedido do MP e a defesa de JJ -, o desembargador Newton Brasil de Leão, responsável pelo caso, fará sacudir a balança da Justiça: só é cedo para dizermos para que lado ela penderá.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!