Justiça mantém prefeito de Canoas, Jairo Jorge, afastado do cargo

Eleito em 2020, ele está afastado desde o dia 31 de março quando foi alvo da Operação Copa Livre do Ministério Público (MP)

Siga a Agência GBC no Instagram

A 4ª Câmara do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) decidiu na tarde desta segunda-feira (26) manter o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, afastado o cargo por mais 180 dias. Eleito em 2020, ele está afastado desde o dia 31 de março quando foi alvo da Operação Copa Livre do Ministério Público (MP).

A renovação foi a pedido do MP, conforme já tinha sido antecipado pelo jornalista Rodrigo Becker em sua coluna na Agência GBC.

LEIA MAIS:

A decisão de manter Jairo afastado é da desembargadora Gisele Anne Vieira de Azambuja. Segundo ela, a medida é importante para “não haver interferências” na investigação que é feita pelo MP. Ela ainda pontua que que os “recentes elementos incorporados aos autos, os motivos ensejadores do afastamento cautelar dos investigados de suas funções píblicas permanecem hígidos.”

Além de Jairo, seguem afastados: Maicon Barros Lemos (ex-secretário de Saúde); Fábio Ramos Cannas (ex-secretário de planejamento); Danilo de Azevedo Costa (funcionário público); e Régis de Oliveira (assessor especial).

A reportagem de Agência GBC tenta contato com o prefeito afastado e com os demais citados, mas ainda não obteve retorno.

Aguarde mais informações.

Nota do prefeito Jairo Jorge

Jairo Jorge respeita a decisão do TJ de renovar seu afastamento, mas entende que isso, além de uma injustiça, é absolutamente desnecessário. Reafirma que restará demonstrada sua inocência no curso do processo, estado este que deveria ser respeitado inclusive para a imposição de tão gravosa medida cautelar. Não há motivos para a prorrogação do afastamento do cargo de Prefeito, pois todas as testemunhas já foram ouvidas e faltam apenas as análises dos dados bancários para concluir a investigação. Além disso, foram cumpridas rigorosamente todas as medidas cautelares, e não há um histórico de práticas ou denúncias de corrupção a indicar a necessidade de manutenção da medida, sendo inadequada sua renovação. Jairo Jorge buscará pela via judicial adequada o restabelecimento da soberania popular, pois foi eleito pelo voto dos canoenses.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!