RODRIGO BECKER

Rodrigo Becker é jornalista e escreve sobre política, negócios e cidade diariamente neste espaço.

CANOAS | O mutirão não é só sobre cirurgias: é também contra a insensibilidade

Plano de zerar a fila de espera por procedimentos hospitalares resgata dívida da cidade com quase 10 mil canoenses

O mutirão de cirurgias anunciado pelo prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques na quinta e posto em prática desde sábado (15) é mais do que uma ação de governo. É uma medida humanitária. Pelas contas da prefeitura, são 9,7 mil pessoas na fila de espera por um procedimento – alguns remontam a 2013. 2013! São quase 10 anos de espera. Estava na hora de alguém começar a resgatar essa dívida.

Conversando com o secretário da Saúde, Aristeu Ismailow, e com o próprio prefeito, o blog soube que serão investidos cerca de R$ 14,5 milhões em duas fases do mutirão de cirurgias. A primeira, no Hospital Nossa Senhora das Graças, deve dar conta de pouco mais de 3,5 mil procedimentos. Serão gastos, aí, R$ 6,5 milhões. “Começaremos com as cirurgias de vesícula, que são menos invasivas e de recuperação mais rápida”, disse o secretário Aristeu. Menos invasivas e recuperação mais rápida significam menos tempo de internação e, ao fim, menos desembolso dos recursos do mutirão.

A segunda fase será lá no Hospital Universitário e deve começar, se tudo der certo, em até 60 dias. O HU conta os dias para encerrar o processo de licitação que definirá um novo gestor para toda sua estrutura. Nesta segunda-feira (17), estamos no meio do prazo para recursos sobre a homologação do vencedor do certame. Não havendo questionamentos judiciais, a coisa se resolve antes de novembro – e, aí, o mutirão começa por lá também.

É importante que o HU seja incluído no mutirão porque será lá que teremos o embate contra a fila de procedimentos cardíacos, por exemplo. Mais complexos e, portanto, mais caros – requerem maior tempo de internação e cuidados pré e pós operatórios sem os quais, nada feito. Mas como disse no início deste post, já era hora de encarar esse problema de frente.

Por fim, vale dizer que os recursos que serão investidos no mutirão advém de emendas parlamentares recebidas pela cidade de deputados federais. Ótimo momento para lembrar o eleitor de cobrar compromisso do seu candidato – seja ele morador do município ou não. Se pediu votos aqui, tem que ajudar. Os quase 10 mil canoenses que receberam com esperança a notícia do mutirão agradecem.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE RODRIGO BECKER

CANOAS | O ‘pepino’ que preocupa a cidade antes e depois do retorno de...

Licitação do transporte público é um assunto que avançou pouco ou quase nada de um ano para cá

CANOAS | Chegou chegando: as metas anunciadas por Jairo Jorge para a retomada; finanças...

Prefeito elegeu cinco prioridades que vão dominar sua agenda numa espécie de 'transição por dentro' para o que vem sendo chamado de 'quarto governo' Jairo Jorge

CANOAS | ‘Debandada’ pré-JJ: secretários deixam o governo horas antes do fim do afastamento...

Felo Uequed, Pollyana Perinazzo e Luis Davi Siqueira pediram demissão do governo nesta segunda-feira, 27

CANOAS | Não esperem anúncios bombásticos de JJ nesta terça: o maestro e o...

Expectativa de retomada do mandato está sendo encarada como a chance de um 'mergulho na gestão' por partidários de Jairo Jorge

CANOAS | Terça-feira gorda: a única certeza é que Nedy subirá as escadas do...

Como prefeito em exercício ou como vice, Nedy não abrirá mão do espaço político que as urnas lhe deram em 2020
error: Conteúdo protegido!