“Já tem gasolina, parcela do carro e agora o IPVA mais caro”, motoristas de Canoas reclamam do reajuste do imposto para 2023

Para o próximo ano, o reajuste ficará acima da inflação que está em 6,85%

Siga a Agência GBC no Instagram

Mais cedo, a Agência GBC publicou a seguinte notícia: O IPVA vai ficar quase 10% mais caro no próximo ano. A informação bateu em cheio nos motoristas de Canoas.

Por isso, pela manhã, a reportagem circulou e conversou com eles. Atuando como motorista de aplicativo desde 2021, o Lucas Soares contou que vai precisar recalcular as contas para incluir o reajuste do imposto. “Tem gasolina, parcela do carro e agora mais o IPVA. Já estava contando com ele, mas não com esse reajuste”, afirma.

Usando o carro apenas para trabalhar, o analista Dionatan Bonesso, contou que já tinha colocado o veículo a venda para se livrar dos impostos e gastos com a manutenção. “Sai mais barato ficar andando de aplicativo”, relata.

O aumento para 2023

O percentual de reajuste é definido pela tabela Fipe – levantamento que traz as médias dos preços registrados no mercado –. Para o próximo ano, o reajuste ficará acima da inflação que está em 6,85%. Porém, ficará bem abaixo do ano passado, quando a alta passou da casa dos 22%. Na época, a justificativa foi a disparada nos preços dos carros novos que, consequentemente, puxou os dos usados.

Sem mudanças

O Governo do Estado não irá alterar nas alíquotas de IPVA. Elas seguem nas mesmas proporções: 3% para carros, 2% para motocicletas e 1% para caminhões e ônibus. Mas, elas serão aplicadas em cima de valores maiores o que aumenta o valor final a ser pago.

Para amenizar o reajuste, também é importante botar na ponta do papel que pelo segundo ano consecutivo o seguro DPVAT não será cobrado.

Além disso, para ajudar a fechar a conta lá na ponta, o IPVA tem uma série de descontos: o primeiro é para quem paga até 31 de dezembro; o segundo para quem está dentro do programa Bom Motorista; e o terceiro para quem está dentro do programa Nota Fiscal Gaúcha e bota o CPF na nota fiscal na hora da compra.

A expectativa é que o calendário de pagamento seja divulgado pela Receita Estadual e Secretaria Estadual da Fazenda nas próximas semanas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!