URGENTE | Trânsito é liberado na BR-386, em Nova Santa Rita; Caminhões começam a abastecer na Refap, em Canoas

Conforme o comandante do 15° Batalhão de Polícia Militar (15° BPM), não havia bloqueio dos portões.

Após determinações do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou a desobstruir o trânsito em diversos pontos do Brasil. Em Nova Santa Rita, a BR-386 foi liberada sem uso da força.

A Refap, em Canoas, também apresenta fluxo com normalidade. Um grupo de caminhoneiros aderiu à manifestação de pessoas que não concordam com os resultados obtidos nas urnas no último domingo (30) durante o início da manhã. Diversos caminhões foram estacionados próximos ao portão da refinaria Alberto Pasqualini. Eles se negavam a abastecer e seguir o trajeto para levar combustível.

Conforme o comandante do 15° Batalhão de Polícia Militar (15° BPM), não havia bloqueio dos portões. “Houve a troca de funcionários do turno da noite para o turno da manhã normalmente. Caminhoneiros estão estacionados próximos do portão, mas não estão entrando para abastecer. Não há bloqueios dos portões. É uma coisa que está partindo dos caminhoneiros em não abastecer”, esclarece.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou na noite desta segunda-feira (31) que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as polícias militares dos estados busquem, de forma imediata, liberar todas as vias bloqueadas.

A decisão atende a um pedido da Confederação Nacional de Transportes e do vice-procurador geral eleitoral. Na decisão, Alexandre de Moraes autoriza o afastamento do cargo do diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, e prisão em flagrante caso ele se omita. A multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento é pessoal para Silvinei.

Na manhã desta terça-feira (1), Moraes subiu o tom e autorizou o uso da força pelas polícias militares dos estados para abrir caminho nas estradas. Ele também deu poder para que os manifestantes fossem presos em caso de desobediência.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!